ASN RJ Atualização
Compartilhe

Inova Simples: Sebrae Rio e CRCRJ promovem evento no Museu do Amanhã com palestras e debates

Lei favorece abertura de empresas de forma simplificada
Por Redação
ASN RJ Atualização
Compartilhe
Diretor Superintendente do Sebrae Rio, vestido com blazer bege e calça azul marinho, discursa em um púlpito para a plateia. Ao lado dele está um intérprete de libras e uma imagem com o nome do evento: Inova Simples e a descrição: Seja bem-vindo!
Antônio Alvarenga, diretor-superintendente do Sebrae Rio

Desburocratização, estímulo ao ambiente de negócios e inovação. Essas foram as palavras de ordem do evento Inova Simples, realizado nesta terça-feira (17/05) no Museu do Amanhã, no Centro do Rio, pelo Sebrae Rio e pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro. Uma série de palestrantes apresentaram e debateram o novo regime especial que simplifica a abertura de empresas. Formaram o público empreendedores digitais, profissionais da contabilidade e outros interessados em compreender melhor o funcionamento e os benefícios do sistema que também garante um tratamento diferenciado às startups.

O Inova Simples é uma solução tecnológica que busca desburocratizar e estimular a criação, formalização, desenvolvimento e consolidação das Startups no Brasil – aprovada e publicada em 24 de abril de 2019, por meio da Lei Complementar 167/2019, que regime especial simplificado para as empresas que se autodeclaram Startups.. O atendimento é centralizado numa única plataforma pela internet, dispensando a ida a cartórios e juntas comerciais. O CNPJ é concedido imediatamente após o pedido, com o empreendedor podendo começar as atividades no mesmo dia.

Disponível na Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), o Inova Simples é exclusivo para empreendedores que comprovem o caráter inovador da atividade. Para se inscrever, basta a empresa preencher uma autodeclaração de enquadramento em atividade de baixo risco e de comprometimento com a legislação local. O negócio poderá funcionar sem licenças e alvarás, enquanto o registro definitivo não sai.

Na abertura do evento sobre o Inova Simples, o presidente do CRCRJ, Samir Nehme, discursou sobre a importância do profissional da contabilidade nesse contexto de inovações. “O CRCRJ tem a expectativa de gerar um movimento de desburocratização e inovação. E que o profissional da contabilidade possa atuar efetivamente como um consultor, contribuindo com o futuro dos negócios”, afirmou. Já o Diretor-Superintendente do Sebrae Rio, Antônio Alvarenga, celebrou o que chamou de instrumento para facilitar a vida do empreendedor: “Abrir ou fechar um negócio no Brasil é muito difícil. E o Inova vem exatamente de encontro com essa situação para tornar os processos mais fáceis e melhorar o ambiente de negócios”.

Houve ainda um bate-papo sobre Valuation, com a abordagem “formas de fazer sua startup ter os melhores relatórios financeiros para ter mais clareza em seu valuation”. Participaram Eduardo Ferreira, fundador da Mainô (Incubada COPPE), Arnaldo Faissol, COO da Bertha Capital e Eduardo Assumpção, sócio da Inicial Assurance Services, mediados pelo vice-presidente de Interior do CRCRJ, Edilson Júnior.

O relator da Lei Complementar 167/2019, que criou o Inova Simples, Otávio Leite, e o presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, vereador Carlo Caiado, também participaram do evento. Também palestraram sobre o Inova Simples o diretor do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração, o DREI, André Santa Cruz, a vice-presidente da Associação Brasileira de Startups, Ingrid Barth, o especialista em Gestão de Projetos e Gestão de Pequenos Negócios e Gestor de inovação no Sebrae Nacional, Thiago Cunha, a superintendente da AGERIO, Patrícia Penna e o fundador e CEO da Syhus, diretor-financeiro da Associação Brasileira de Startups, Cristiano Freitas.

  • Empreendedorismo
  • Inova Simples
  • Lei