ASN RJ
Compartilhe

Sebrae de Pernambuco apresenta no CRAB novidades do estado nas áreas de Economia Criativa e Cultura

Serão mostradas ao público as inovações no audiovisual, na música, no artesanato e na moda autoral de Pernambuco
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

No próximo dia 22, das 10h às 17h, serão realizadas rodas de conversa sobre Economia Criativa e a Cultura Pernambucana em Cena, no auditório do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB). Especialistas dessas áreas vão apresentar experiências e a nova produção de artistas e empreendedores pernambucanos. O objetivo é mostrar como Pernambuco tem inovado, produzido e realizado projetos e empreendimentos no audiovisual, música, artesanato e moda autoral, que geram negócios para a região.

Com mediação de André Lira, consultor em Inovação e Economia Criativa do Sebrae PE, os debates no CRAB vão reunir: Ana Garcia, idealizadora e produtora do Festival Coquetel Molotov; Ana Paula da Fonte Moura, gerente do CRAB; Ana Pedroza, arquiteta e curadora da exposição Pernambuco Encantado; Antonio “Gutie” Gutierrez, diretor/idealizador do Festival Rec Beat; João Vieira Jr., produtor da Carnaval Filmes; Magna Coeli, empresária e diretora criativa da marca Refazenda; Marcelo Gomes, diretor, roteirista e produtor de cinema; Marcio Waked, diretor executivo da Bio Fair Trade, e Mariana Amazonas, empresária e diretora criativa da marca Roda.

O Sebrae entende que a Economia Criativa é um dos principais ativos para o desenvolvimento e, por isso, apoia projetos e empreendimentos que trazem para o debate artistas e empreendedores criativos do país.

Sobre o CRAB

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), criado em março de 2016 em um prédio histórico da Praça Tiradentes nº 69, no Rio de Janeiro, completa seis anos de atividades reforçando sua missão de promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil.

Em suas galerias estão ou passaram importantes trabalhos de artesanato, revelando histórias, origens e territórios. Atualmente, abriga uma coleção de mais 1.500 itens de todos os tipos, que representam a expressão da cultura popular e da criatividade brasileiras. Entre as obras mais significativas estão algumas cerâmicas de Zezinha do Vale de Jequitinhonha (MG), de João Borges (Teresina-PI), João das Alagoas (Capela-AL), Maria Sil (Capela-AL) e as esculturas em madeira de Abelardo dos Santos (Ilha do Ferro-PI). No CRAB, o artesanato é valorizado como objeto de arte e de desejo.

  • CRAB
  • exposição
  • Pernambuco