O Sebrae Rio e a Eletrobras realizam amanhã, dia 22, às 10h, uma apresentação on-line do Programa de Desenvolvimento para Pequenas Empresas. O programa vai oferecer às pequenas empresas do Estado do Rio de Janeiro oportunidades de capacitação e desenvolvimento, utilizando a metodologia de Encadeamento Produtivo do Sebrae Rio, que tem como principal objetivo promover a inserção competitiva e a melhoria do desempenho dos pequenos negócios na cadeia de valor de grandes empresas, como a Eletrobras, tornando-as mais competitivas no mercado. A capacitação tem duração de 12 meses e contém consultorias, cursos, oficinas, palestras, seminários e sessões virtuais de negócios. São, aproximadamente, 80 horas de atividades coletivas e individuais previstas, por empresa. As inscrições para a apresentação do programa podem ser realizadas pelo link: https://bit.ly/3CQCXQk
O objetivo é desenvolver 20 micro e pequenas empresas, que passarão por um processo seletivo, para participar do programa e ampliar os negócios desenvolvendo melhorias na competitividade e produtividade das empresas envolvidas e da cadeia como um todo. O diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta, comentou que a parceria entre o Sebrae Rio e a Eletrobras contribuirá, neste momento, para a implantação de boas práticas e o aperfeiçoamento da gestão das empresas, visando minimizar custos e gerenciar melhor o negócio, resultando em mais competitividade das pequenas empresas e também em mais qualidade na prestação dos seus serviços.
“Essa parceria contribui para que o encadeamento produtivo seja a estratégia cada vez mais utilizada para promover a inserção competitiva e a melhoria do desempenho dos pequenos negócios nas cadeias de valor de grandes empresas, por meio de relacionamentos cooperativos de longo prazo, sustentáveis e mutuamente atraentes”, disse.
O gerente de Grandes Empreendimentos do Sebrae Rio, Renato Regazzi, ressaltou que a iniciativa será desenvolvida no âmbito da Estratégia Nacional Conexões Corporativas. “Esta estratégia está alinhada ao propósito e a visão do Sebrae de Transformar os Pequenos Negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável do Brasil”, comentou.
Na primeira etapa da parceria foi realizado o mapeamento da política de compras da Eletrobras, apontando possíveis oportunidades para maximizar as relações de fornecimento das micro e pequenas empresas junto à empresa, permitindo ao Sebrae elaborar um plano de ação para o desenvolvimento das MPE fornecedoras, através do portfólio de soluções do Sebrae.
O diretor de Gestão Corporativa e Sustentabilidade da Eletrobras, Luiz Augusto Figueira, também se pronunciou quanto à parceria, destacando a importância de oferecer oportunidades de treinamento aos fornecedores de menor porte. “É uma oportunidade não apenas para que se tornem mais competitivos e preparados, mas também para aumentar a oferta de empregos e geração de renda, buscando reduzir a desigualdade social que ainda é um enorme desafio para todos”, afirmou.
Confira os critérios de seleção para as empresas participantes do projeto:
- Serão selecionados as MPE que atendam os critérios da Eletrobras e apenas aquelas que façam parte do seu Portal de Fornecedores.
- Ser micro ou pequena empresa com faturamento anual de no máximo 4,8 milhões de reais.
- Sediada ou constituída no Estado do Rio de Janeiro
- Possuir cadastro válido no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), ativo e acima de 1 ano.
Eletrobras – Controladora de grande parte dos sistemas de geração e transmissão de energia elétrica do Brasil por intermédio das subsidiárias Eletrobras CGT Eletrosul, Eletrobras Chesf, Eletrobras Eletronorte, Eletrobras Eletronuclear e Eletrobras Furnas. Além de principal acionista dessas empresas, possui metade do capital de Itaipu Binacional e controla também o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Eletrobras Cepel) e a Eletrobras Participações S.A. (Eletrobras Eletropar).
Sebrae Rio – O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae Rio) é uma entidade privada sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar o empreendedorismo e a formalização de empresas, estimulando a geração de emprego e renda, utilizando programas específicos de desenvolvimento da cultura empreendedora e de capacitação empresarial. Com importante papel no crescimento econômico fluminense, desenvolve projetos de norte a sul do Estado do Rio de Janeiro.
