O Dia do Comércio é celebrado na próxima segunda-feira (18/10). Ao todo, o Estado do Rio de Janeiro conta com 169,7 mil micro e pequenas empresas voltadas para o setor. Por ser um dos setores mais impactados com a crise, os comerciários vêm buscando novas formas de se reposicionar no mercado. Para superar os desafios relacionados ao aumento de faturamento e também na área de inovação, o Sebrae Rio está com inscrições abertas (https://conteudos.rj.sebrae.com.br/lp-comercio-multissetorial-2021) até o dia 27 de outubro para o projeto Comércio Multissetorial.
-
Ao longo de um ano, 120 empresas selecionadas terão a oportunidade de se capacitar em temas como finanças, marketing digital e estratégico, gestão de pessoas e inovação. Nesse período, o empresário contará com capacitações coletivas, consultorias individualizadas e mentorias. O Sebrae Rio subsidiará 87% do curso, sendo que o empreendedor ficará responsável pelo pagamento de R$ 510, parcelado em até 12x sem juros no cartão de crédito.
-
“O comércio é um dos setores que mais gera emprego e renda no país. Com a pandemia e com o lockdown, as pessoas deixaram de circular, o que gerou uma grave crise para quem empreende. Com o avanço da vacinação, as empresas precisam estar antenadas com a mudança de mentalidade do mercado e do consumidor. Esse programa foi elaborado com as melhores práticas de mercado. A partir de agora, o empreendedor precisa entender de como conciliar o espaço físico com o ambiente digital. Além de toda trilha que vai colaborar no aumento do faturamento dos negócios, o programa também prevê ações no desenvolvimento de um novo produto ou no aprimoramento de processos internos da empresa”, enfatiza Poliana Valente, analista do Sebrae Rio.
-
Custos para os pequenos negócios
Em pesquisa recente do Sebrae, 36% das empresas afirmaram que o aumento no preço de insumos e mercadorias é o principal fator que mais pressiona o seu negócio, seguido pela alta dos combustíveis (20%), aluguéis (14%) e energia elétrica (12%).
-
