ASN RJ
Compartilhe

Diretoria do Sebrae do Rio Grande do Norte visita o CRAB

Peças do artesanato característico do estado estarão em exposição no Centro Cultural do Sebrae no Rio de Janeiro
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

O diretor-superintendente do Sebrae do Rio Grande do Norte, José Ferreira de Melo Neto, visitou hoje (26/08) o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), acompanhado de Ana Ubarana, analista de Economia Criativa e Artesanato do Sebrae RN. Melo Neto foi recebido pelo diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta, e pela gerente do CRAB, Ana Paula da Fonte Moura. O artesanato potiguar estará em exposição no CRAB no fim do ano, em mostra temporária, como parte do projeto Ocupações, que o CRAB lançou em maio deste ano.

Melo Neto conheceu as dependências do CRAB, entre elas a sala que abrigará a mostra com artesanato do Rio Grande do Norte, a partir do dia 7 de dezembro. “Temos no Sebrae do nosso estado um programa de artesanato com as bordadeiras do Caicó. Estamos inclusive participando do processo de indicação geográfica desse artesanato. Com o projeto Ocupações, achamos oportuno trazer essa mostra dos bordados do Caicó pro CRAB. É um projeto muito importante”, disse José Ferreira de Melo Neto.

-

Sobre as Ocupações no CRAB

Em 2020, o CRAB deu um importante passo para consolidar sua missão: ser um Centro Sebrae de Referência e Excelência do Artesanato Brasileiro. Em outubro, foi instituído um Comitê com membros do Sebrae Nacional e das unidades de outros estados. O objetivo desse conselho, além de avaliar a proposta de planejamento estratégico e analisar as atividades a serem desempenhadas pelo CRAB é, primordialmente, conectar o CRAB com o Brasil.  

Visando potencializar esta conexão, o CRAB e o Sebrae Nacional convidaram as áreas de Artesanato dos Sebrae UFs a ocuparem o CRAB, com mostras temporárias todos os anos, apresentando o que há de mais significativo e relevante no artesanato do seu estado.   

Criamos a categoria OCUPAÇÃO para possibilitar que todos os estados tenham a oportunidade de apresentar os seus produtos de artesanato e a sua cultura local no CRAB.  A ideia é “vestir” o CRAB com todas as riquezas existentes no Brasil.