Empresas do Porto do Açu e o Sebrae Rio na Região Norte Fluminense promoveram nesta quarta-feira, 16 de junho, um evento virtual para Rodada de Negócios com fornecedores locais. O encontro faz parte da retomada da parceria entre o empreendimento portuário, que é o principal vetor de crescimento no estado do Rio, e a entidade de apoio às microempresas, reforçando o relacionamento entre o complexo e os empresários da região.
-
O evento contou com a participação de representantes das prefeituras de São João da Barra e Campos, além dos responsáveis pela área de Suprimentos das subsidiárias do Grupo Prumo instaladas no Açu – Porto do Açu Operações, Ferroport, Açu Petróleo e GNA. Os quatro gestores apresentaram as oportunidades de negócios de cada empresa, assim como as perspectivas para os próximos anos.
-
“O Porto está em constante crescimento e é importante que todo nosso entorno também cresça junto, inclusive fornecedores e empresários locais. Isso trará mais competitividade e atrairá mais negócios para toda a região, fomentando a economia do Norte Fluminense”, disse Thiago Cerqueira, gerente de Suprimentos da Porto do Açu Operações.
-
A importância da parceria entre o Açu e o Sebrae Rio foi ressaltada no encontro virtual. “O Porto do Açu é um polo de investimentos na América Latina. Com esta Rodada de Negócios, estamos praticando o adensamento produtivo e gerando negócios para microempreendedores locais”, reforçou Renato Regazzi, gerente de Grandes Empreendimentos do Sebrae Rio.
-
Representando a prefeitura de São João da Barra, o subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Marcelino Souza, também comemorou o encontro, observando a importância do evento mesmo durante a pandemia. “Temos muito interesse em desenvolver o fornecedor local. O Porto do Açu comporta cerca de 50% do território municipal. Contamos com a força e atração de negócios do Açu para desenvolver a economia regional”, afirmou.
-
A fala foi reforçada por outro ente do legislativo municipal, o subsecretário de Petróleo, Gás e Inovação Tecnológica de Campos, Marcelo Neves. “A gente vê com bons olhos o esforço do Sebrae e do Porto do Açu com relação ao conteúdo local. Isso é extremamente salutar para o crescimento dos negócios, geração de emprego e renda”, disse ele.
-
No encerramento, o coordenador do escritório do Sebrae Rio na região Norte, Guilherme Reche, ressaltou a importância de os empresários buscarem antecipadamente sua organização na gestão do negócio. ‘’Temos soluções adequadas para que as MPE possam se preparar de forma qualificada, em aderência aos critérios exigidos pelas grandes empresas e que não pecam essa rica oportunidade de geração de negócios. A equipe de atendimento do Sebrae está preparada e se colocou à disposição para atender de forma aprofundada cada uma das demandas”.
-
Hoje, mais de 300 empresas de Campos e São João da Barra já estão cadastradas e prestam serviços ao empreendimento portuário. O caminho para que fornecedores locais possam ter a oportunidade está indicado em cada um dos sites oficiais das empresas subsidiárias. Todos podem ter acesso à ferramenta e realizar o cadastro.
