O programa Brasil Mais entra em uma nova fase. As inscrições para o segundo ciclo já estão abertas e podem ser feitas pelo site (https://conteudos.rj.sebrae.com.br/lp-captura-brasil-mais). Nesta etapa, que terá início no dia 28 de junho, o Sebrae Rio capacitará 750 micro e pequenas empresas dos setores de comércio e serviços, com consultorias 100% gratuitas presenciais e on-line.
-
O programa terá duração de quatro meses e a meta é elevar a produtividade das empresas, por meio do aumento do faturamento e da redução de custo. No primeiro ciclo foram atendidas 600 empresas. Até o fim de 2022, a meta é atender 3,3 mil pequenos negócios do Estado do Rio de Janeiro.
-
O programa se baseia em quatro pilares: problema, solução, implantação e avaliação. Para Guilherme Reche, coordenador do escritório do Sebrae Rio na região Norte, a proposta do Brasil Mais é promover o crescimento das empresas e gerar oportunidades de empregos. “A crise provocada pela pandemia perdura por mais de 12 meses, e a as empresas ainda estão tentando entender quais as decisões assertivas devem tomar. O programa Brasil Mais vai dar o suporte necessário por meio do acompanhamento periódico dos empresários, com orientações assertivas, de como se posicionar no mercado e implementar inovações. Essa é uma oportunidade de trazer melhorias para o processo de gestão da empresa e como consequência oportunizar a geração de negócios”.
-
Para quem empreende, os desafios são muitos. Por conta da pandemia, a fundadora da empresa Prisma Solutions, Fabiana Cunha, estava preocupada com o futuro da empresa. “Com transformações de diferentes cenários que enfrentamos com a crise, existia a possibilidade de fecharmos as portas. A entrada no programa não poderia ser mais oportuna. Esses encontros foram essenciais para a implementação de medidas que faltavam dentro da empresa. Aprendemos muito sobre gestão financeira e de produtividade. Iniciamos um novo processo interno e os resultados já começaram a aparecer, mas sabemos que os frutos desses encontros ainda serão colhidos por um longo tempo”.
-
Com esse novo reposicionamento, as empresas começam a planejar novos voos. A sócia da empresa Portal Arquitetura e Urbanismo, Tatiana Portella, explica como o Brasil Mais contribuiu para as novas metas do estabelecimento. “Em um momento de mudança no foco da empresa, ingressamos no programa buscando melhorias na nossa gestão empresarial. Pela consultoria prestada, já identificamos melhorias no processo gerencial e nos resultados da empresa. Participar de um projeto deste porte foi uma grande oportunidade de crescimento em meio à pandemia”.
-
Brasil Mais – Coordenado pelo Ministério da Economia, com gestão operacional da ABDI e execução pelo SENAI e Sebrae, o Brasil Mais oferece a empresas soluções de baixo custo e de rápida implementação para melhorar a gestão, adotar tecnologias digitais, inovar processos e reduzir desperdícios. As inscrições são 100% gratuitas e realizadas apenas pela internet no link https://conteudos.rj.sebrae.com.br/lp-captura-brasil-mais.
-
A participação no programa também é gratuita. O empreendedor vai acessar o site, realizar a sua inscrição para que as empresas tenham um primeiro contato com as melhores práticas gerenciais e de mercado. Após essa etapa, o agente de inovação fará uma análise da empresa para entender o grau de maturidade e gestão. Com o apoio do empreendedor, o agente criará um plano de ação com soluções oferecidas pelo Sebrae, tanto na área de consultoria gerencial quanto na área de gestão e inovação.
-
Seminário On-line sobre negócios no Porto do Açu
-
O Seminário de Oportunidades no Porto do Açu é um evento on-line e gratuito, que será realizado pelo Sebrae Rio, em parceria com quatro grandes empresas instaladas no Complexo Logístico do Porto do Açu (Açu Petróleo, Ferroport, GNA e Porto do Açu Operações). O evento será realizado nesta quarta-feira (16), às 14h. As inscrições podem ser feitas pelo link https://www.sympla.com.br/seminario-oportunidades-de-negocios-no-porto-do-acu__1246422.
-
Durante o encontro, os participantes terão a oportunidade de saber o que vem acontecendo no Porto do Açu e se aproximar destas empresas que são grandes demandantes da região.
-
Os fornecedores dos municípios de Campos dos Goytacazes, São João da Barra, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São Fidelis e São Francisco do Itabapoana tem um grande potencial de estreitar relações com as grandes empresas do Porto do Açu.
-
