ASN RJ
Compartilhe

Sebrae realiza encontro com as prefeituras de Tanguá e Rio Bonito

Iniciativa visa realizar encontros com os prefeitos eleitos para a administração 2021/2024
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

Com objetivo de apresentar soluções de apoio às iniciativas destinadas à melhoria do ambiente de negócios, o Sebrae Rio começou, no mês passado, uma série encontros com os prefeitos eleitos para a administração 2021/2024.  No Leste Fluminense, o pontapé inicial dos “Encontros” da região foi hoje (22/3) com os municípios de Tanguá e Rio Bonito. 

O prefeito de Tanguá, Rodrigo Medeiros, reforçou a necessidade de destacar as políticas públicas de apoio ao produtor rural, uma vez que 80% da atividade econômica na região é rural. “A identidade da laranja de Tanguá precisa ser reforçada e, por isso, é necessário retomar a feira do produtor no mercado municipal”, reforça. Rodrigo ainda afirma que: “É importante capacitar o comércio local e queremos o Sebrae Rio junto de nós. É necessário também as indicações de agentes de desenvolvimento para apoiar a prefeitura na execução das agendas estratégicas para o desenvolvimento dos pequenos negócios.”  

Ao participar da reunião, o diretor de Produtos e Atendimento do Sebrae Rio, Julio Cezar Rezende, ficou entusiasmado com o conhecimento da equipe da Prefeitura em relação à atuação do Sebrae Rio no município e aproveitou para destacar as principais iniciativas que a instituição pode desenvolver para a melhoria do ambiente de negócios em Tanguá. 

Rio Bonito – Na outra etapa da reunião, o secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Rio Bonito, Teylor Cerqueira Gomes, destacou que o município pretende incentivar o desenvolvimento de fábricas de bananada, que já chegou a ser um total de quinze e, atualmente, tem duas remanescentes. “Uma das prioridades do município é trabalhar o turismo, resgatando a sua história e a cultura da banana. Pretendemos avançar na implantação do Serviço Municipal de Inspeção e nas iniciativas de facilitação e simplificação dos registros. Queremos capacitar os nossos produtores e ajudá-los a conseguirem a DAP jurídica para ampliação dos mercados e oportunidades de negócios”, disse o secretário. 

“Esses encontros são as oportunidades para os representantes perceberem em quais pontos os municípios de Tanguá e Rio Bonito ainda podem avançar em relação ao uso dos recursos da alimentação escolar para compra do produtor rural e da agricultura familiar, da implantação do alvará automatizado, do pregão eletrônico, da Lei Geral de Proteção de Dados, do cadastro dos municípios no E-Sisbi, entre outros”, afirma Juliana Ventura, coordenadora do escritório do Sebrae no Leste Fluminense. 

Os próximos encontros com as prefeituras localizadas no Leste Fluminense deverão acontecer no mês de abril.