Nesta quinta-feira (4), o prefeito de Areal, José Augusto Bernardes Lima, recebeu representantes do Sebrae Rio. Durante o encontro, o diretor de Produtos e Atendimento da instituição, Julio Cezar Rezende, destacou a importância do aprimoramento do ambiente de negócios, além de oferecer apoio da equipe do escritório regional para as ações que julgarem necessárias para o desenvolvimento do município.
O gerente de Políticas Públicas, Tito Ryff, apresentou as linhas de orientação estratégica do Sebrae Rio, o painel regional e o ‘Raio x’ do município, que conta com informações específicas de Areal, em relação a sala do empreendedor, ao agente de desenvolvimento, as compras públicas, ao serviço de inspeção municipal, dentre outros.
O prefeito José Augusto Bernardes Lima reforçou a importância de reestruturar as iniciativas para o produtor rural. Dessa forma, o município voltará a alcançar o percentual mínimo de 30% da alimentação escolar, com produtos oriundos da agricultura familiar. “Aqui, em Areal, temos o aipim e a uva, por exemplo, com grande potencial para comercialização”, enfatiza o prefeito.
Na reunião, uma das questões abordadas foi a lei de incentivos ao ICMS ainda em vigor, que é importante para atrair empresas para o município. O próximo passo é realizar uma reunião com a Codin para avançar nesse item.
“O processo de desenvolvimento local passa também pelos pequenos negócios. Mesmo que três ou quatro grandes empresas sejam atraídas para o município, as pequenas empresas locais precisam fazer parte dessa cadeia de negócios. Caso contrário, essas empresas vão continuar perdendo receita para quem vem de fora”, reforça o coordenador do escritório do Sebrae na região Centro-Sul, Jorge Pinho.
Após a reunião, o prefeito José Augusto disse que as histórias da cidade de Areal são fundamentais para resgatar e projetar a cidade para o futuro. “Estamos com uma rede boa na cidade, desde grandes empresários que pensam em se aposentar e morar no município, como senadores que estão dando a devida atenção, buscando recursos para nos ajudar. A minha inspiração maior é o Arnaldo Junior, que conseguiu transformar uma cidade no sertão nordestino, Cabaceiras, em um polo cinematográfico conhecido de norte a sul do Brasil”, destaca o prefeito.
Pelo Sebrae Rio participaram também da reunião, o assessor da superintendência Rodrigo Mendonça e técnicos da Gerência de Políticas Públicas e do Escritório Regional.
