As micro e pequenas empresas fluminenses dos setores de comércio e serviços já podem contar com mais um apoio para aprimorar a gestão de seus negócios e superar os desafios causados pela pandemia. Para isso, basta fazer a inscrição em https://brasilmais.economia.gov.br/ que terão um acompanhamento técnico e gratuito dos Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae. No Estado do Rio de Janeiro, serão atendidas 3,3 mil microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) com consultorias 100% gratuitas online e presenciais. A meta é elevar a produtividade desses negócios e o atendimento dos bolsistas é feito sem custos para as empresas participantes do programa.
-
Na Região Noroeste Fluminense existem cerca de 8,5 mil pequenos negócios voltados para o comércio e serviços. Só na cidade de Itaperuna são mais de 3,2 mil MPEs, seguida de Santo Antônio de Pádua, com 1,2 mil. Em todo estado, são quase 482 mil MPEs do setor.
-
Os ALIs são bolsistas do CNPq, graduados, selecionados e capacitados pelo Sebrae para atuar, durante quatro meses, junto as empresas cadastradas no programa Brasil Mais, auxiliando no aprendizado de melhores práticas e promovendo a inovação, além da redução de custos e aumento do faturamento.
-
“O programa Brasil Mais vai contribuir para que o empreendedor tenha uma visão ampla do seu negócio. O mundo mudou no último ano. As micro e pequenas empresas precisam estar alinhadas com esse momento. Essa é a oportunidade de receber uma orientação gratuita e que possa fazer um diferencial para o seu modelo de negócio. O programa vai alavancar o processo de gestão das empresas”, afirma Nelson Rocha, coordenador do Sebrae Rio na Regional Noroeste Fluminense.
-
“O acompanhamento in loco do agente de inovação foi primordial para o desenvolvimento da empresa. O empresário precisa ouvir atentamente o que é passado e fazer a lição de casa todo dia. Após passar pelo programa, aprendi a ter uma visão ampla e diferenciada em todos os aspectos da empresa, seja na parte financeira, da expectativa do cliente ou no aprimoramento constante do serviço”, afirma Marcio de Castro, do Espaço Clean Pilates, atendido na última edição do programa ALI.
-
Como vai funcionar – Baseado em quatro pilares – problema, solução, implantação e avaliação, no Estado Rio de Janeiro, o programa começará em março. O empreendedor vai acessar o site – https://brasilmais.economia.gov.br/, quando terá o primeiro contato com as melhores práticas gerenciais e de mercado. Após essa etapa, o Agente de Inovação fará uma análise da empresa para entender o grau de maturidade e gestão da sua empresa. Com o apoio do empreendedor, o ALI criará um plano de ação, tanto na área de consultoria gerencial quanto na área de gestão e inovação.
-
Brasil Mais – O Programa visa aumentar a produtividade e a competitividade das empresas brasileiras, com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e de alto impacto, por meio de um acompanhamento contínuo e consultorias especializadas. O Brasil Mais é uma ação coordenada pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SEPEC), do Ministério da Economia, e é desenvolvida em parceria com Sebrae, Senai e ABDI para oferecer apoio técnico e consultorias para empresas brasileiras até dezembro de 2022.
-
