As micro e pequenas empresas fluminenses dos setores de comércio e serviços já podem contar com mais um apoio para aprimorar a gestão de seus negócios e superar os desafios causados pela pandemia. Para isso, basta fazer a inscrição em https://brasilmais.economia.gov.br/ que terão um acompanhamento técnico e gratuito dos Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae. No Estado do Rio de Janeiro, serão atendidas 3,3 mil microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) com consultorias 100% gratuitas online e presenciais. A meta é elevar a produtividade desses negócios e o atendimento dos bolsistas é feito sem custos para as empresas participantes do programa.
-
Na região do Leste Fluminense existem cerca de 50,6 mil pequenos negócios voltados para o comércio e serviços. Só na cidade de Niterói são mais de 23,6 mil MPEs, seguida de São Gonçalo, com 15,8 mil e Itaboraí, que possui 3,7 mil empresas. Em todo estado, são quase 482 mil MPEs do setor.
-
Os ALIs são bolsistas do CNPq, graduados, selecionados e capacitados pelo Sebrae para atuar, durante quatro meses, junto as empresas cadastradas no programa Brasil Mais, auxiliando no aprendizado de melhores práticas e promovendo a inovação, além da redução de custos e aumento do faturamento.
-
“A retomada da economia passa muito pela recuperação dos pequenos negócios. O consumidor mudou muito no último ano. É preciso inovar para ser competitivo no mercado. O programa Brasil Mais vai contribuir para o planejamento das empresas. Com o apoio dos agentes de inovação, os empreendedores terão a oportunidade de melhorar seus processos, serviços ou produtos, além da identificação de novos nichos de mercado”, afirma Juliana Ventura, coordenadora do escritório do Sebrae no Leste Fluminense.
-
“Em 2016 houve uma grave crise econômica no país e procuramos orientação do Sebrae. Conseguimos passar por esse momento de instabilidade e muitos dos ensinamentos aprendidos naquela época usamos no ano passado. Quando começamos, o bar tinha muito a nossa cara, com nossos erros e acertos, além de alguns vícios. A partir do momento que entramos no programa, fizeram um levantamento dos nossos pontos fortes e fracos. Com esse diagnóstico, passamos a adotar diferentes metodologias para melhorar a gestão da empresa, o atendimento e oferecer novos produtos”, afirma Fernando Mendes, do Bar Caiçara, atendido na última edição do programa ALI.
-
Como vai funcionar – Baseado em quatro pilares – problema, solução, implantação e avaliação, no Estado Rio de Janeiro, o programa começará em março. O empreendedor vai acessar o site – https://brasilmais.economia.gov.br/, quando terá o primeiro contato com as melhores práticas gerenciais e de mercado. Após essa etapa, o Agente de Inovação fará uma análise da empresa para entender o grau de maturidade e gestão da sua empresa. Com o apoio do empreendedor, o ALI criará um plano de ação, tanto na área de consultoria gerencial quanto na área de gestão e inovação.
-
Brasil Mais – O Programa visa aumentar a produtividade e a competitividade das empresas brasileiras, com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e de alto impacto, por meio de um acompanhamento contínuo e consultorias especializadas. O Brasil Mais é uma ação coordenada pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SEPEC), do Ministério da Economia, e é desenvolvida em parceria com Sebrae, Senai e ABDI para oferecer apoio técnico e consultorias para empresas brasileiras até dezembro de 2022.
