O Sebrae, por meio do programa Catalisa ICT, está selecionando pesquisas acadêmicas com potencial de se transformarem em negócios inovadores para participar de capacitação gratuita e concorrer, na etapa seguinte do programa, a apoio técnico e financeiro de até R$ 150 mil, incluindo recursos de bolsas de pesquisa e custeio. A ideia é apoiar os pesquisadores interessados em se tornar empreendedores diretos ou aqueles que gostariam de transferir a tecnologia para pequenas empresas. As inscrições vão até o dia 24 de janeiro. Os interessados devem acessar o site https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/catalisa.
“É um programa inovador de apoio efetivo ao participante para levar seu projeto de pesquisa ao mercado e ainda com oportunidade de custear o processo de transformação da pesquisa em um modelo de negócios e apresentar a potenciais investidores”, destaca Miriam Ferraz, coordenadora de Negócios Internacionais do Sebrae Rio.
Miriam também informa que nesta segunda (18), às 15h, o Sebrae Rio realizará o workshop “Quero Conhecer o Catalisa!” para apresentar o programa aos pesquisadores interessados em participar do Catalisa ICT. As inscrições são gratuitas e pelo link https://forms.gle/JUbM7iRxoB9htWru5
O Catalisa ICT tem por objetivo acelerar e fomentar negócios inovadores por meio da criação de empresas de base tecnológica por mestres/mestrandos e doutores/doutorandos; transferência de tecnologia de pesquisadores/universidades para empresas; e inserção de mestres/mestrandos e doutores/doutorandos, capital humano qualificado, em pequenos negócios.
Os pesquisadores selecionados para o Catalisa ICT vão participar de uma capacitação online com foco no desenvolvimento de atitude empreendedora. Além de aprender sobre gestão da inovação e modelos de negócios, também vão adquirir conhecimentos na área de prospecção tecnológica e participar de mentorias com profissionais de mercado. Nesta etapa do programa, os pesquisadores receberão, também, suporte técnico para elaborar os planos de inovação que poderão ser submetidos a um segundo edital, previsto para maio deste ano.
Totalmente online, o programa gratuito de aceleração e fomento a negócios inovadores de base tecnológica terá duração de 4 anos. A meta do Sebrae é selecionar em todo país 270 planos de inovação, que serão implementados em até 12 meses. Ao final dessa etapa, os pesquisadores deverão formalizar a sua empresa de base tecnológica, quando serão selecionados 135 projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Esses pequenos negócios formalizados, com DNA tecnológico, vão participar da quarta etapa do programa, quando terão a oportunidade de ter contato com investidores e se aproximar de empresas e potenciais parceiros.
