ASN RJ
Compartilhe

Porciúncula define ações para priorizar compras de pequenos produtores

Entre as ações está o atendimento da Secretaria de Assistência Social, no projeto da “Cozinha Comunitária”.
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

Na sexta-feira (27/11) foi realizada nova consultoria virtual do Programa “Cidades Empreendedoras – Pós Crise” para os gestores municipais de Porciúncula, Noroeste Fluminense, em continuidade ao projeto Elos para o Desenvolvimento com Sustentabilidade.

-

A agente Cristiana Soares, junto com a equipe do departamento de Nutrição da Secretaria de Educação e da agente de desenvolvimento Fabiana Mazotto, abordaram os procedimentos para a realização de chamada pública no âmbito do PAA Institucional – Programa de Aquisição de Alimentos. O objetivo é adquirir o excedente de produção da agricultura familiar, conforme levantamento prévio, nos meses de novembro e dezembro, podendo se estender até fevereiro de 2021, para atender a demanda da Secretaria de Assistência Social, no projeto da “Cozinha Comunitária”, e necessidades de demais vulneráveis. Ainda haverá ajustes no cardápio, nos procedimentos da tomada de preços e adequação do edital para a sua realização.

-

“Em tempos de pandemia, os municípios têm o desafio de fazer o melhor uso do poder de compras, priorizando os pequenos produtores locais, fixando a renda e criando oportunidades para movimentar os recursos recebidos pelo governo federal, na própria região. O recurso da alimentação escolar assegura a compra cada vez maior de alimentos frescos e saudáveis na alimentação escolar, o que pode ser uma excelente oportunidade para os pequenos produtores”, afirma Juliana Lohmann, analista do Sebrae Rio.