ASN RJ
Compartilhe

CRAB Sebrae terá comitê com membros do Nacional e de outras Ufs

O objetivo é conectar o Centro de Referência com o Brasil, afim de reposicionar e qualificar estrategicamente o artesanato e capacitar os agentes da sua cadeia produtiva.
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

Amanhã (30), o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) ganha um comitê com membros do Sebrae Nacional e do Sebrae de outros estados. O objetivo desse conselho consultivo será de conectar o CRAB com o Brasil,afim de reposicionar e qualificar estrategicamente o artesanato brasileiro e capacitar os agentes da sua cadeia produtiva.

Na ocasião, será lançada a nova exposição Gente Peixe, através de um tour virtual. Trata-se da primeira mostra totalmente dedicada à cultura indígena no CRAB. Centrada nos povos do Alto do Rio Negro, no Amazonas, Gente Peixe propõe uma viagem imersiva à cultura de uma das mais ricas regiões etnográficas do Brasil, caracterizada pela grande e variada produção artesanal. 

O comitê também marca uma nova fase do CRAB: a etapa de grandes parcerias, que será importante para apoiar os próximos passos do centro de referência.Os membros do comitê CRAB serão: Bruno Quick, diretor do Sebrae Nacional;Rony Oliveira, gerente do CRAB e secretário executivo do comitê; Adriane Antony, diretora do Sebrae do Mato Grosso do Sul (Região Centro-Oeste); Luiz Alberto Amorim, diretor-superintendente do Sebrae Paraíba (Região Nordeste); Joaquim Cartaxo, diretor-superintendente do Sebrae do Ceará; Luciano Pinheiro, diretor técnico do Sebrae de Santa Catarina (Região Sul); Sergio Malta, diretorde Desenvolvimento do Sebrae Rio (Região Sudeste); Afonso Rocha, diretor-superintendente do Sebrae de Minas Gerais, e Maristela França, diretora técnica do Sebrae do Amazonas (Região Norte).

Na cerimônia, serãoapresentados o Trendbook de Santa Catarina, primeiro caderno de tendências em artesanato, importante material inspiracional para a criação de novas coleções, e um catálogo com as obras de artesãos.

Sobre o CRAB – O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), criado em março de 2016 em um prédio histórico da Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, completouquatro anos e meio de atividades reforçando sua missão de promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil.  Em suas galerias estão ou passaram importantes trabalhos de artesanato, revelando histórias, origens e territórios. Atualmente, abriga uma coleção de mais de 700 itens de todos os tipos, que representam a expressão da cultura popular e da criatividade brasileira. Entre as obras mais significativas estão algumas cerâmicas de Zezinha do Vale de Jequitinhonha (MG), de João Borges (Teresina-PI), João das Alagoas (Capela-AL) e Maria Sil (Capela-AL). No CRAB, o artesanato é valorizado como objeto de arte e de desejo.