ASN RJ
Compartilhe

95% das empresas ligadas ao turismo tiveram queda no faturamento durante a pandemia

Inscrições para editais do Sebrae Rio foram prorrogados
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

O turismo foi um dos setores mais afetados pela pandemia. O Sebrae, em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), constatou que 95% das micro e pequenas empresas voltadas para o setor registraram queda no faturamento nos meses de abril, maio e junho, em relação a 2019. Antes da pandemia, o IBGE divulgou que o setor cresceu 2,6% em 2019, comparado com 2018, sendo que o Rio de Janeiro teve crescimento de 2,3%, reforçando a capacidade turística do estado.

-

Para reforçar o conhecimento competitivo das micro e pequenas empresas da área como meios de hospedagens, restaurantes e similares, guias de turismo, eventos e transportes de turismo, o Sebrae Rio desenvolveu sete programas de capacitação e as inscrições para empresas da capital do Rio, Região dos Lagos, Angra e Paraty foram prorrogados e serão encerradas nesta sexta-feira (14).

-

Para a região Serrana e Médio Paraíba, as inscrições se encerram nos dias 17 e 18 de agosto, respectivamente. Os editais estão disponíveis no site do Sebrae Rio – https://bit.ly/2DXUI5E. O projeto terá duração de 10 meses, com encontros coletivos e consultorias individuais, que vão identificar as principais necessidades, dúvidas e oportunidades de negócio.

-

“As empresas precisam começar a se planejar para retomada do setor e se tornarem mais competitivas para o ‘novo normal’, seguindo protocolos de biossegurança, se reinventado em produtos turísticos e se aperfeiçoando na utilização das ferramentas digitais”, afirma Margareth Carvalho, coordenadora de Turismo do Sebrae Rio.

-

Com a grande atratividade turística do estado, as ações e propostas elaboradas pelo Sebrae vão fortalecer e qualificar os pequenos negócios das cidades do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Angra dos Reis, Paraty, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema, Nova Friburgo, Cantagalo, Macuco, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes, Petrópolis e Teresópolis.

-

“Nossa meta é passar conhecimento para que as MPEs marquem presença nos canais digitais, mantendo a qualidade da operação e entendendo a mudança do comportamento dos consumidores”, complementa Margareth.

-

Editais Sebrae Rio

Com a chamada pública, o Sebrae irá selecionar cerca de 2.500 micro e pequenas empresas em todo estado. Serão oferecidos 38 projetos, um investimento de R$ 20 milhões, que incluirá mais de 136 mil horas de consultorias, instrutorias, oficinas e rodadas de negócios, com subsídio entre 70% e 95%. No portal da instituição estão disponíveis todas as informações e os formulários de inscrição https://bit.ly/2ZXk7Fi

-

Por meio desses editais, a instituição tem a expectativa de beneficiar, em todo estado, cerca de 4.500 pequenos negócios, direta ou indiretamente. Tendo como principais resultados para os pequenos negócios a redução de custos, aumento do faturamento, abertura de novos mercados, inserção de novas tecnologias e o desenvolvimento de novos produtos.