ASN RJ
Compartilhe

Aberto no CRAB o 1º Encontro Nacional de Governança dos Polos Sebrae

Durante dois dias, diretores e técnicos de várias áreas debaterão as principais inovações e boas práticas em polos do país
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) recebeu ontem, dia 12/12, o 1º Encontro Nacional de Governança dos Polos de excelência no fomento do empreendedorismo do país. Durante dois dias, diretores e técnicos de várias áreas debaterão as principais inovações e boas práticas em polos do país.

“Obrigado pela presença de todos. O foco aqui é informar e qualificar o atendimento aos clientes do Sebrae. Corrigir os erros do passado. Será um encontro de troca de experiências, principalmente para apresentar as boas práticas desses polos ”, afirmou Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio.

O encontro contou ainda com a participação de forma on-line do diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, que elogiou os progressos alcançados na governança desses polos e agradeceu ao CRAB por ter recebido o encontro. “São 13 polos de excelência no país. Temos vários exemplos de inovação em áreas como offshore, artesanato com o CRAB, indústria, agronegócios, turismo, entre outros”, explicou Renato Regazzi, gerente de Grandes Empreendimentos do Sebrae Rio. Na abertura do encontro, a gerente do CRAB, Ana Paula da Fonte Moura, explicou como CRAB se transformou num polo de excelência para a cultura e o artesanato brasileiro, e como está estruturada sua governança.

Sobre o CRAB

Inaugurado em 2016 em um prédio histórico da Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, o CRAB tem como missão promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil.

Em suas galerias estão ou passaram importantes trabalhos de artesanato, revelando histórias, origens e territórios. Atualmente, abriga uma coleção de mais 1.500 itens, que representam a expressão da cultura popular e da criatividade brasileiras. Entre as obras mais significativas estão algumas cerâmicas de Zezinha do Vale de Jequitinhonha (MG), de João Borges (Teresina-PI), João das Alagoas (Capela-AL), Maria Sil (Capela-AL) e as esculturas em madeira de Abelardo dos Santos (Ilha do Ferro-PI). No CRAB, o artesanato é valorizado como objeto de arte e de desejo.

Presente e passado em prédio histórico

O CRAB também é um local de memória urbana e um importante distrito criativo do Rio. A região combina valor histórico, cultural, turístico, gastronômico e de entretenimento. Todo o espaço do CRAB possui uma estrutura moderna e sofisticada, que convive com o padrão construtivo do século XVIII. Esse cenário arquitetônico revitalizado valoriza e destaca o artesanato brasileiro, contribuindo para a afirmação cultural da Praça.

No CRAB, as áreas de convivência são projetadas para estimular relacionamentos e a troca de informações, como na Midiateca. O CRAB também dispõe de espaços multiuso, como um auditório de 100 lugares e salas para oficinas e workshops. Esses ambientes são destinados à capacitação, formação, especialização, pesquisa e experimentação.

O complexo arquitetônico do CRAB está regido pela legislação de proteção aos bens tombados pelo IPHAN, na esfera federal; pelo INEPAC, na estadual; e pelo IRPH, órgão municipal. Os três prédios fazem parte do Corredor Cultural do Rio Antigo, criado para preservar áreas históricas. Pela sua importância no processo de revitalização da Praça Tiradentes, o CRAB já ganhou o prêmio Arquitetura de Edificações do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) e também, por duas vezes, o certificado de excelência do Trip Advisor, que é concedido a estabelecimentos do setor de turismo e hotelaria no mundo com serviço de alta qualidade.

Serviço 

Endereço: Praça Tiradentes 69/71, Centro do Rio de Janeiro

Funcionamento: terça-feira a sábado, das 10h às 17h

Ingresso: entrada franca

Website: https://crab.sebrae.com.br/ 

  • CRAB
  • governança
  • polosdeexcelência