Mortalidade precoce e problemas com inadimplência das empresas são dois dos principais problemas que a MPE enfrenta atualmente no Brasil. Uma pesquisa do Sebrae com o IBGE mostrou que cerca de 29% dos empreendimentos, sendo 21,6% das MPE, não sobrevivem mais que 5 anos no país. Outro levantamento da Serasa Experian indica, ainda, que a inadimplência alcançou 6,3 milhões de negócios em setembro deste ano. Pensando nesses e outros desafios enfrentados pelas Micro e Pequenas Empresas (MPE), a Serasa Experian e o Sebrae acabam de lançar o programa “Impulsiona”, que oferece consultoria de 12 meses para pequenos negócios do Rio de Janeiro (RJ) que precisam de apoio para garantir seu crescimento sustentável.
O “Impulsiona” habilitou 25 empresas em cinco capitais do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Pernambuco, totalizando 125 MPE. Ter passado por algum desafio nos últimos anos é algo em comum entre todas elas, uma vez que o programa visa promover a recuperação das empresas impactados pela pandemia. Com investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão, são oferecidos mais de 100 horas entre consultorias, treinamentos, eventos de formação de networking e mentorias com consultores do Sebrae e da Serasa Experian.
No Rio de Janeiro, as micro e pequenas empresas foram selecionadas e estão recebendo diagnósticos de gestão. O programa ainda conta com inscrições abertas e podem ser feitas até o dia 22 de dezembro pelo 0800 570 0800. Até dezembro de 2023, a expectativa é que essas empresas possam aumentar sua competitividade no mercado em 15% e o faturamento em 10%.
“Esse ano foi muito difícil para a minha empresa. Por conta disso, passei a procurar capacitações que pudessem ajudar a melhorar os gargalos da minha empresa. Comecei no programa porque acredito no potencial dele. Em 2023, vamos aumentar as nossas vendas. Nos primeiros dias, já percebi um grande gargalo e passei a investir na inovação e a melhorar processos. Bem confiante que os resultados vão vir e estarei firmando novas parcerias”, explica a empreendedora Graciete Endringer.
“Essa parceria com o Serasa tem como objetivo conectar os pequenos negócios a grandes empresas, ampliando os negócios entre elas e melhorando a competividade e produtividade das micro e pequenas empresas”, reforça Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio.
“O avanço da pandemia incentivou a criação de novos negócios no país, mas também impactou negativamente a atuação do segmento. O compromisso da Serasa Experian junto do Sebrae é promover o crescimento sustentável das MPE, facilitar o acesso a ferramentas digitais e a conteúdos que possam enriquecer cada vez mais a atuação das empresas, para que elas possam sempre conquistar novos clientes, aumentar as vendas, ter um fluxo de caixa saudável para investir no negócio e continuar crescendo”, afirma o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas, Cleber Genero.
Perfil das empresas no Rio de Janeiro
Das companhias do Rio de Janeiro, 36% são negócios de pequeno porte, 35% Microempreendedores individuais (MEI) e 29% microempresas. Cerca de 71% têm até 5 anos de existência e 65% atuam no setor de Serviços, 24% no Comércio e 12% na Indústria.
Essa não foi a primeira vez que a Serasa Experian e o Sebrae se uniram para fomentar o desenvolvimento de negócios desse porte. Há um ano e meio, elas lançaram o Aprenda, plataforma de conteúdo gratuito, entre os temas abordados foram: crédito, formação de preço, indicadores financeiros e prevenção de fraudes disponibilizados na plataforma digital, que já ajudou mais de 2,4 milhões de empreendimentos brasileiros.