O Sebrae Rio realizou a ação “Crescendo com o PNAE”, que faz parte do projeto Elos para Sustentabilidade, com o objetivo de otimizar o recurso disponibilizado para a alimentação escolar, garantindo no mínimo 30% da compra dos produtores rurais. O evento contou com apoio da Prefeitura Municipal de Saquarema, Emater e Sindicato Rural.
Para participação em chamadas públicas, nutricionistas e agricultores estiveram presentes e sinalizaram o que estão produzindo ao longo do ano para contemplar esses produtos dentro do cardápio escolar. Foi apresentado todo o passo a passo, inclusive, a seleção dos projetos de vendas e o levantamento dos preços. O programa também vai apresentar iniciativas específicas com cozinheiras e técnicos locais, que possam contribuir com o avanço do Programa Nacional da Alimentação Escolar.
“Comprar da agricultura familiar traz muitos benefícios para as escolas, pois permite que esses pequenos negócios possam se beneficiar de um mercado com recurso carimbado do Governo Federal. É a prefeitura que recebe esse recurso e pode fazer o melhor uso do seu poder de compras, observando a legislação vigente, e beneficiando os pequenos produtores, para que os investimentos possam permanecer sendo injetados na região”, diz Juliana Lohmann, analista do Sebrae Rio.
-
“Mobilizamos 68 produtores rurais, muitos deles sem conhecimento e tampouco informações de como vender para a prefeitura. Muitas perguntas foram realizadas ao longo da capacitação, em especial, pelos agricultores que produzem gêneros de alimentos ainda não contemplados nas chamadas públicas. É importante conhecer o que a prefeitura compra e o que se produz. Assim, podemos trazer renda também para os pequenos produtores locais”, explica Ronald Silveira, analista do Sebrae Rio.
“É importante o agricultor familiar estar mais próximo das compras públicas municipais. A prefeitura tem se empenhado para fortalecer os elos da agricultura familiar, gerando mais oportunidades e desenvolvimento local”, afirma Sarah Ramalho, agente de desenvolvimento do município de Saquarema.
“Conheço na pele as necessidades para que o produtor rural tem para comercializar sua produção. Sabemos da obrigatoriedade do município comprar um percentual da merenda escolar. Por isso, tivemos a iniciativa com as secretarias envolvidas e buscamos o Sebrae para obtermos melhores resultados e qualidade na entrega do produto. Também foi fundamental a participação da Emater e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais no apoio aos agricultores”, relata o secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Wellington Magalhães de Matos.