Ao longo de um ano, 20 empresas participantes de projeto do Sebrae Rio e Eletrobras conseguiram aumentar os indicadores de produtividade (34,65%), competitividade (20,05%) e lucratividade (12,77%). A parceria firmada entre as entidades desenvolveu microempresas e empresas de pequeno porte da cadeia de valor do setor de energia, ampliando possibilidades de negócios entre as MPE e grandes empresas. O programa “Desenvolvimento em Gestão para Pequenas Empresas” contou com 182 horas de capacitações envolvendo consultorias individuais, cursos, palestras, sessão de negócios e oficinas.
“É uma honra participar desse ciclo de aprendizagem. A nossa missão é disseminar conhecimento para quem empreende no país. Foram várias capacitações individuais e coletivas, que possibilitaram que essas empresas superassem índices de dois dígitos. É importante para a economia nacional, que os pequenos negócios sejam cada vez mais participativos e prósperos economicamente para aumento de renda e de emprego. O conhecimento que os empresários adquiriam nesse ciclo vão garantir futuros negócios com grandes empresas”, comemora Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio.
O encerramento do projeto contou com abertura institucional da Eletrobras e do Sebrae Rio, além da participação das 20 empresas do programa, que receberam troféus e certificados, e realizaram um pitch de negócios.
“Precisamos fomentar a economia local. Pensamos sempre em parcerias que agreguem no processo da cadeia de valor. Nosso objetivo é que essa relação seja sustentável para os nossos negócios e dos pequenos também. Acredito que a agenda ESG não tenha volta, temos que buscar esses temas importantes e integrá-los na rotina da empresa”, Luiz Augusto Figueira, diretor de Sustentabilidade da Eletrobras./>