ASN RJ Atualização
Compartilhe

Sebrae Rio e Instituto de Direito Coletivo vão formalizar e capacitar catadores de recicláveis

Convênio foi assinado hoje
Por Redação
ASN RJ Atualização
Compartilhe

Para apoiar com ações que auxiliem no sustento das famílias que dependem da coleta de recicláveis, o Sebrae Rio e o Instituto de Direito Coletivo assinaram um convênio de cooperação para formalizar e capacitar catadores de recicláveis. No Estado do Rio de Janeiro, 80% dos catadores são mulheres. Após capacitação, os catadores serão legalizados como MEI. Assim, eles poderão entrar no sistema municipal e trabalhar com coleta seletiva local.

“Ficamos preocupados com a vulnerabilidade desses catadores. É uma classe humilde e muitas vezes nem sabem que podem virar MEI. Nós vamos fomentar o empreendedorismo, detectando os conhecimentos que eles possuem e aplicando em estratégias de vendas” conta Antonio Alvarenga, diretor-superintendente do Sebrae Rio.

“Essa parceria possibilitará o fortalecimento e dignidade dos catadores recicláveis. Uma vez, que apoiaremos a profissionalização e formação desses trabalhadores. Ainda, vamos incentivar e estimular os municípios sobre a importância da reciclagem. Essa parceria vai trazer excelentes resultados ambientais e sociais à população”, reforça Tatiana Bastos, presidente do Instituto de Direito Coletivo.

  • ambiental
  • catadores de recicláveis
  • cooperação
  • social