Nos últimos anos, o Sebrae Rio realizou mais de 41 mil atendimentos a empreendedores de comunidades. Conhecendo as principais dores de quem empreende em favelas, o Sebrae Rio abriu inscrições para o programa gratuito Top Empreendedor. Por meio de capacitações e consultorias, o participante conhecerá práticas do mercado para aprimorar a gestão do negócio. Ao todo serão disponibilizadas 100 vagas para microempreendedores individuais e microempresas do Estado do Rio de Janeiro localizados em favelas e comunidades. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://sites.rj.sebrae.com.br/inscricao/projeto-top-empreendedor, até o dia 17 de agosto.
“O empreendedor da favela tem uma realidade bem diferente. Para poder apoiá-los, consideramos muito os territórios em que estão inseridos e quais são os desafios que eles possuem. As nossas capacitações são direcionadas para potencializar comportamentos, possibilitar visibilidade e trazer sustentabilidade aos seus negócios”, explica Carla Panisset, coordenadora de Empreendedorismo Social do Sebrae Rio.
Quem mora em comunidade, quando vai empreender, aposta sobretudo nos setores de beleza e gastronomia. O programa terá 32 horas, com duração de três meses, e vai capacitar em temas como plano de negócios, finanças, marketing digital, comercial, gestão de pessoas e processos.
Atualmente, o Sebrae Rio atende empreendedores e potenciais empreendedores de mais de 30 territórios de favelas e periferias, como Cidade de Deus, Rocinha, Maré, Rio das Pedras, Jardim Catarina, Caramujo, Complexo da Penha, Providência, Vila Kennedy, Jardim Catarina, entre outros.
