Para consolidar e fomentar a inserção das micro e pequenas empresas no mercado internacional, o Sebrae Rio promove o Global Experience, entre os dias 8 e 9 de agosto. A instituição realizará sessões de negócios, palestras e orientações de mercado. O evento será totalmente gratuito e on-line. Os interessados podem fazer a inscrição pelo link: https://sites.rj.sebrae.com.br/inscricao/global-experience-2023 .
“Uma pesquisa recente indica que 2% dos clientes dos pequenos negócios estão no exterior e 8% em outros estados. Esse estudo revela um dado interessante. O Rio de Janeiro ficou acima da média nacional em relação ao atendimento aos clientes no exterior. Existe uma grande oportunidade de conquista de novos mercados pelos produtos e serviços brasileiros. É preciso avaliar quais são as oportunidades para sua empresa crescer, melhorar sua competitividade, qualidade, aumentar o lucro, diminuir riscos e, assim, alcançar novos clientes nos mercados doméstico e internacional”, diz Miriam Ferraz, coordenadora de Negócios Internacionais do Sebrae Rio.
No Sebrae Global Experience, o empreendedor terá acesso a painéis sobre oportunidade para produtos brasileiros, tendências de consumo, inteligência artificial, marketplace, bioeconomia, ESG, cases de jornadas de internacionalização e indicação dos requisitos de compra nos mais diferentes países.
Atualmente, 41,1% dos exportadores nacionais são micro e pequenas empresas. No total, são mais de 11,4 mil micro e pequenas empresas que comercializam para o mercado internacional. Os dados são de um levantamento realizado pelo Sebrae e pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) no início deste ano. Juntas, essas empresas conseguiram faturar R$ 3,2 bilhões.
“A internacionalização é uma oportunidade para os pequenos negócios estarem inseridos num ambiente de negócios competitivo que, consequentemente, contribui para melhorar seus produtos, processos e serviços e conquistar uma maior fatia de mercado, tanto nacional quanto internacional. Hoje, vemos um crescimento de empresas dos setores de moda, alimentos e bebidas, acessórios, cosméticos, tecnologia (games, aplicativos, saúde) sendo inseridas no mercado externo”, conclui Miriam.