ASN RJ
Compartilhe

Maioria dos empreendedores do Rio não repassa aumento de custos para o preço final

Sondagem do Sebrae apresenta as principais dores de quem empreende no momento
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

De acordo com pesquisa do Sebrae, atualmente, a falta de clientes, aumentos de custos e dívidas são os principais entraves para os donos de pequenos negócios no Rio de Janeiro. Apesar dos gastos extras, 55% dos empreendedores não repassaram esse acréscimo aos clientes, mas 43% transferiram de forma parcial ou total.

“Quem empreende precisa estar atento às melhores práticas do ramo empresarial. Portanto, o empreendedor precisa buscar capacitações que possam desenvolver técnicas de argumentação de vendas para aumentar e fidelizar clientes, além de aprofundar os conhecimentos em finanças para fugir das armadilhas que possam surgir na jornada empreendedora”, argumenta Tainá Alves, coordenadora de Relacionamento Digital do Sebrae Rio.

O levantamento aponta que o faturamento diminuiu para 38% das empresas no estado do Rio em agosto de 2024 em relação ao mesmo período do ano passado. Já 29% permaneceram com o mesmo rendimento e 28% conseguiram aumentar receitas.

Para quem empreende, o Sebrae Rio disponibiliza uma série de cursos gratuitos, de curta duração e que podem ser feitos de forma on-line. Uma dessas capacitações é o Finanças Comportamentais, que apresenta aos donos de pequenos negócios informações para decisões empresariais mais assertivas. As inscrições podem ser feitas pelo href="https://sites.rj.sebrae.com.br/inscricao/curso-leandro-trajano">link.

  • capacitação
  • economia
  • faturamento
  • pesquisa