O Open Banking é um sistema que permite o compartilhamento de dados e serviços financeiros entre os bancos que a pessoa tenha conta. Pesquisa do Sebrae aponta que a maioria dos empreendedores (58%) do estado do Rio ouviu falar do programa, 19% sabem como funciona e 23% nunca tiveram contato com nenhuma informação sobre a ferramenta.
“O Open Banking proporciona vantagens para empreendedores, como facilitação no acesso a serviços financeiros, redução de custos e aprimoramento da gestão do negócio. Ele permite que os pequenos negócios tenham maior autonomia financeira, reduzam despesas e ampliem as oportunidades de crescimento. Uma vantagem do uso do open banking é o acesso ao crédito. Com o compartilhamento de dados financeiros entre instituições, o empreendedor pode comprovar seu histórico financeiro de maneira mais eficiente, o que aumenta as chances de obter crédito com taxas mais competitivas e reduz a burocracia na solicitação de empréstimos e financiamentos”, explica Marcos Mendes, coordenador de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae Rio.
Crédito
Sessenta por cento dos empreendedores do Rio não conseguiram empréstimos nos últimos meses. Enquanto isso, 33% conseguiram e 7% aguardam retorno da solicitação. Em relação às dívidas, 57% estão com dívidas em aberto, com parcelas em dia ou atrasadas. Enquanto 43% não possuem empréstimos no momento. Dentro desse percentual, 73% alegam que esses passivos representam até metade dos custos mensais da empresa. Já para 20%, esse valor é superior a 50% dos gastos da empresa.