De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae Rio junto a consumidores do município de Resende, 30% dos entrevistados afirmaram fazer compras no comércio local semanalmente. Já 26% disseram que compram mensalmente. E apenas 2% informaram nunca utilizar o comércio local.
Os itens mais comprados são alimentos e produtos de supermercado, com 67% de preferência, além de roupas, calçados e acessórios, com 50%. A pesquisa ainda aponta que os principais motivos para comprar no comércio local são redução do tempo de espera e entrega imediata (48%) e conhecimento prévio dos produtos (29%).
“Realizamos uma pesquisa abrangente com o objetivo de coletar dados sobre preferências, necessidades e comportamentos de compra da população de Resende, que conta com mais de 129 mil habitantes, segundo o censo do IBGE de 2022. Os resultados obtidos fornecem insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas visando a revitalização local”, explica a coordenadora do Sebrae Rio na Região Médio Paraíba, Paola Tenchini.
O levantamento envolveu uma amostra de 409 pessoas. A coleta de dados foi realizada de forma presencial, em diferentes dias da semana.
A pesquisa também mostrou mudanças no consumo pós-pandemia. Quarenta e nove por cento dos entrevistados relataram que o consumo aumentou após a pandemia, enquanto 33% mantiveram o nível.
Desafios do comércio local
O principal desafio do comércio local em Resende atualmente é aumentar as vendas. Foi o que 56% dos entrevistados pela pesquisa responderam. Os empresários também apontaram marketing (40%) e retenção e captação de clientes (33%) como principais necessidades.
O levantamento, que abrangeu 420 empresas, contou com uma amostra de 86 estabelecimentos, utilizando métodos de coleta presencial e on-line.
“Nosso objetivo foi identificar as necessidades e dificuldades enfrentadas pelos empresários e os resultados da pesquisa revelam informações cruciais para a tomada de decisões estratégicas. São dados fundamentais para orientar ações que visem a revitalização do comércio local e a melhoria da experiência de compra dos consumidores em Resende”, afirma Paola Tenchini.
De acordo com a pesquisa, 33% dos entrevistados acreditam que a revitalização pode aumentar o valor dos imóveis na área. A melhoria na infraestrutura e segurança pública foi apontada como benéfica para o comércio local por 66% dos entrevistados, seguidas por feiras e eventos para promoção dos negócios (57%) e incentivos fiscais (44%).