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Sebrae e Embratur: novo plano para atrair estrangeiros ao Rio de Janeiro

Turismo responde a 8% do PIB nacional
Por Redação
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Para definir diretrizes, promover engajamento local e fomentar a articulação de ações integradas com os principais atores da cadeia produtiva do turismo no Rio de Janeiro foi realizado o Encontro da Devolutiva do Plano Brasis, na sede do Sebrae Rio. Na ocasião foi apresentada a Estratégia Nacional de Marketing Turístico Internacional do Brasil 2025-2027 e o Plano de Promoção Turística Internacional do Rio de Janeiro, criado pela Embratur em parceria com o Sebrae Rio e a Setur RJ.

“Esse plano é tudo o que conquistamos com os resultados do ambiente do turismo é uma vitória coletiva. A parceria com o Sebrae foi decisiva para que a gente conseguisse ter uma política pública funcionando no Brasil e construir uma Embratur competitiva para acessar mercados com projetos e perspectivas e desenvolver o plano de marketing” – afirma Marcelo Freixo, presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).

O diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antônio Alvarenga reforçou o papel de empreendedores e empreendedoras que diariamente fazem o setor do turismo girar nos diversos tipos de empreendimentos envolvidos.

“O Sebrae Rio tem atuado com ações integradas de capacitação, inovação e acesso a mercados para os pequenos negócios do setor. trabalhamos em parceria com o poder público, com entidades do turismo e com a iniciativa privada para garantir que o rio de janeiro esteja preparado para receber cada vez mais visitantes — e, mais do que isso, para encantá-los – afirma Antonio Alvarenga.

Segundo dados oficiais, o turismo responde por 8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Em 2024, o movimento de turistas internacionais gerou US$ 7,3 bilhões no país.

– “Mais de 97% dos negócios que tem um CNPJ, que estão registrados nas CNAES do turismo são pequenos negócios. Então isso tem muito a ver com o sistema Sebrae e a A Embratur no seu papel de posicionar o Brasil no mercado internacional” – explica Ana Clévia, coordenadora de Comércio, Serviços e Economias de Futuro do Sebrae Nacional.

Estiveram presentes também o subsecretário de Estado do Turismo do Rio de Janeiro, Nilo Félix; o diretor de Produtos e Atendimento do Sebrae Rio, Julio Freitas e o diretor de Desenvolvimento, Sergio Malta; o presidente da Associação Brasileira Internacional de Turismo Receptivo Internacional (BITO), Salvador Saladino, Nilo Sérgio; o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio; diretor de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis e representando o secretário do Turismo, Gustavo Tutuca.

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