Por mais um ano o Sebrae Rio marca presença na Fevest, a maior feira de moda íntima, praia e fitness da América Latina, conduzindo uma rodada de negócio com um grupo de compradores internacionais e fortalecendo a internacionalização de pequenos negócios do setor. O evento aconteceu entre os dias 24 e 26 de junho, em Nova Friburgo.
Em parceria com o Sindvest (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região) e outras instituições, o Sebrae integra o projeto Sind Exporta, cujo objetivo é preparar empresas locais para atuarem no mercado internacional. Por meio do programa ProGlobal Moda Íntima, 20 micro e pequenas empresas foram capacitadas entre janeiro e junho deste ano, em temas como formação de preços, negociação, estratégias comerciais e documentação para exportação. O objetivo é preparar os empresários para atuarem com segurança no comércio exterior.
A edição de 2025 trouxe seis compradores internacionais, vindos de países como Estados Unidos, Argentina, Equador, Peru e Colômbia. No ano anterior, o projeto contou com quatro compradores e movimentou US$ 32 mil em negócios imediatos, com projeção de até US$ 332 mil em 12 meses.
Para a empreendedora Nayara Macedo, da Cine Lingerie, participar do ProGlobal foi decisivo:
“Já havia interesse em exportar, mas não tínhamos a base. Foi um divisor de águas. Hoje estamos preparados para vender fora do Brasil, com suporte em pitch, lookbook e negociação”.
A Fevest também reforça o reconhecimento de Nova Friburgo como capital nacional da moda íntima. Segundo o presidente do Sindvest, Gustavo Moraes, o evento cresce ano a ano como feira de negócios.
“Desde o início da nossa gestão, buscamos um posicionamento mais estratégico. A parceria com o Sebrae, a ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil tem sido fundamental para qualificar as empresas locais”, destaca.
Além do apoio na internacionalização, o Sebrae é um dos patrocinadores da Fevest 2025 e contou com estande próprio com o tema “Sebrae, o personal trainer do seu negócio”, oferecendo consultorias gratuitas nas áreas de finanças e marketing digital, além de programação de palestras. Um dos temas foi “Tendências de Moda 2025 a 2027”, que abordou tendências de comportamento do consumidor e apontou como prioridades a sustentabilidade, a inovação e a adaptação às mudanças.
A feira destacou resultado sólido mostrado sobre o trabalho em Nova Friburgo. “Muitas empresas do polo já exportam para mais de 30 países. Nosso próximo passo é posicionar essas marcas em feiras internacionais nos EUA e na Europa”, adianta Fernanda Gripp, coordenadora do Sebrae Rio na Região Serrana I. A coordenadora ainda reforçou que o setor também avança no reconhecimento formal: está em curso o pedido de Indicação Geográfica (IG) junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial , com um dossiê histórico de 1.600 páginas. “É um símbolo de pertencimento e da força produtiva do polo de moda íntima do Brasil”, concluiu Fernanda.