Maior produtor de petróleo do país, o estado do Rio de Janeiro também desponta como um importante polo no desenvolvimento de fontes renováveis de energia. Diante desse cenário, as oportunidades para os pequenos negócios se multiplicam, especialmente para aqueles que atuam como fornecedores de grandes empresas – cada vez mais exigentes quanto à redução de emissões de carbono em suas cadeias produtivas. Para debater os desafios e as oportunidades do setor, o Sebrae Rio promoveu o Seminário Transição Energética, em sua sede. O evento reuniu especialistas, representantes do governo, da academia, de grandes empresas e de startups para discutir os rumos da transição energética no Brasil e o papel das micro e pequenas empresas nesse processo.
“É fundamental que os pequenos negócios façam parte desse esforço global. A conscientização sobre o tema precisa chegar a quem empreende. Os pequenos podem participar ativamente dessa mudança, oferecendo serviços e soluções sustentáveis às grandes empresas. O grande desafio é aumentar a produtividade com menor consumo de energia. Dentro do nosso projeto de transição energética, as empresas participantes conseguiram, em média, reduzir 10% das despesas com energia”, destacou o diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta.
A abertura do seminário contou com representantes da Secretaria Especial do Programa de Aceleração do Crescimento da Casa Civil, da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR), da Fundação Getulio Vargas (FGV) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que apresentaram as perspectivas e oportunidades no contexto da transição energética.
-
No segundo painel, o debate girou em torno de estratégias sustentáveis e parcerias para o desenvolvimento econômico. Participaram representantes da Petrobras, da Associação Brasileira para o Desenvolvimento das Atividades Nucleares, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e da Biosolvit, empresa de biotecnologia voltada à sustentabilidade. Encerrando o evento, o painel sobre inovação e tecnologia reuniu nomes como a startup Pam Membrana de Energia Renovável, a empresa Sai do Papel – Hub de Energia, a multinacional brasileira WEG e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
-
Projeto de Eficiência Energética
O seminário também apresentou os resultados do Projeto de Eficiência Energética do Sebrae Rio, voltado a micro e pequenas empresas. A iniciativa capacita empreendedores para adoção de práticas sustentáveis, com foco na eficiência energética, no uso de fontes renováveis e na redução das emissões de carbono – alinhando-se às exigências regulatórias e às novas demandas de mercado.
Em 2024, o projeto superou a marca de 500 pequenos negócios atendidos, com ações práticas que geraram impacto direto na gestão de energia e na competitividade dessas empresas.