ASN RJ Atualização
Compartilhe

Finalistas de prêmio para startups de países do BRICS visitam instituições do Rio

Visitas organizadas pelo Sebrae promovem conhecimentos e parcerias para negócios inovadores
Por Redação
ASN RJ Atualização
Compartilhe

Em uma das primeiras atividades relacionadas à Cúpula do BRICS no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (3), 18 finalistas do BRICS Women’s Startups Contest 2025, prêmio para startups lideradas por mulheres do grupo de países emergentes, participaram de uma série de visitas técnicas. A ação do Sebrae com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a PUC-Rio promoveu conhecimento e possibilidades de parcerias.

“Entre as startups brasileiras, 27% são lideradas por mulheres, o que mostra a força do empreendedorismo feminino, apoiado por vários projetos nossos”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga.

O diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga; a superintendente de Autonomia Financeira da Secretaria de Estado da Mulher, Marcele Porto; e a secretária de Ciência e Tecnologia do município do Rio, Tatiana Roque

-

O diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta, também deu as boas-vindas às empreendedoras que vieram do Brasil, África do Sul, Rússia, Índia, China e Etiópia:

“Ficamos felizes em receber vocês que são todas vencedoras.”

Diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta, com parte de sua equipe e das empreendedoras finalistas

A primeira visita do dia foi à Finep para conhecer programas de incentivo a startups e empresas de inovação.

“Conhecemos novas oportunidades de crescimento e acesso a mercado, algo muito importante para quem tem um negócio inovador”, diz Natalia Giampietre, brasileira dona da startup PayGas na África do Sul, que fornece gás de cozinha em pequenos volumes para populações carentes.

Visita à Finep

Na sequência, elas foram para a PUC-Rio, onde discutiram soluções inovadoras e conheceram as diferentes ativações tecnológicas oferecidas pela instituição.

“As startups precisam de parceiros experientes em pesquisa e de capacitação, como vimos na universidade”, afirma a sul-africana Christine Masaiti, da AvoEcoPower, que transforma resíduos do abacate em produtos diversos como ração e cosméticos.

Visita à PUC-Rio

Como parte da programação, as empreendedoras visitaram a exposição “Sinta o Sul” no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) e as soluções do Sebrae para startups.

“A qualidade dos trabalhos de arte aqui é impressionante, já quero levar o CRAB pars o metaverso”, fala a paulista Ghini, da Metavila, que levou o mercado editorial para o comércio digital do metaverso.

Visita à exposição “Sinta o Sul”, no CRAB

As finalistas continuam no Rio, onde a cerimônia de premiação do concurso acontece no sábado. A secretária municipal de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque, esteve no CRAB e destacou a importância do empreendedorismo para a cidade:

“Estamos desenvolvendo parceria com o Sebrae para que as Naves do Conhecimento se tornem polos de empreendedorismo, o que também é uma maneira de combater as desigualdades em nossa cidade.”

Sobre o concurso e oportunidades dos BRICS

O Sebrae Rio produziu o relatório “Perspectivas e oportunidades para as micro e pequenas empresas no mercado do BRICS”. O documento apresenta possibilidades de negócios nos países pertencentes ao grupo em segmentos como agroindustrializados; tecnologias de uso agrícola; cosméticos e alimentos funcionais.

O BRICS Women’s Startups Contest 2025 é um concurso internacional promovido pela Aliança de Mulheres de Negócios do BRICS (BRICS WBA), com organização do Sebrae, no contexto da Presidência Brasileira do BRICS. A iniciativa reconhece e impulsiona startups lideradas por mulheres que desenvolvem soluções inovadoras para os desafios atuais urgentes. Mais do que um concurso, esta é uma plataforma de visibilidade e conexão: um espaço para fortalecer redes estratégicas, ampliar o alcance de negócios nos mercados do BRICS e posicionar o empreendedorismo feminino como força de transformação global.

As startups finalistas são: Third Opinion AI, Rússia; Haxor, Índia; Changqing Linghang Digital Medical Economy Research Institute, China; Dana Agro, Brasil; AvoEcoPower, África do Sul; B. Nano, Brasil; Black Money Movement, Brasil; See Color, Brasil; LiftUP, África do Sul; PayGas, África do Sul; SQUAIR, Brasil; Ablenee Energy Solutions, Etiópia; TCX Creative Solutions, Brasil; NexAtlas, Brasil; Metavila, Brasil; Arosia Water, Índia; Botree Recycling Technologies, China; Microciclo, Brasil.

-

  • BRICS
  • CRAB
  • Empreendedorismo Feminino
  • startups