Unir forças para a construção de uma estratégia regional de desenvolvimento sustentável e inovação é o objetivo do programa Territórios Empreendedores, lançado no Leste Fluminense nesta sexta (11), durante evento no Clube Central, em Niterói. O Sebrae Rio apresentou o projeto a gestores públicos e representantes de instituições privadas e da sociedade civil organizada de Niterói, Maricá, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá e Rio Bonito.
O programa nacional do Sebrae, que visa melhorar o ambiente regional de negócios e a qualidade de vida, já alcançou 4.280 lideranças de 1.224 municípios em 23 estados. O trabalho de consultoria contribui para o planejamento de ações prioritárias para o crescimento integrado e sustentável de 107 regiões. No estado do Rio, ele já é aplicado na Região dos Lagos, Centro-Sul, Médio Paraíba e Norte Fluminense.
“Pela proximidade com a capital e seu contínuo crescimento, o Leste Fluminense é um polo estratégico no estado do Rio, com 12% do total das empresas ativas no estado, sendo 94% pequenos negócios. Esses empreendedores e todos os moradores precisam que a região se desenvolva de forma planejada e integrada”, afirma a coordenadora do Sebrae Rio no Leste Fluminense, Juliana Ventura.
A Estratégia Territórios Empreendedores utiliza a metodologia LIDER (Lideranças para o Desenvolvimento Regional), que prepara gestores públicos, privados e do Terceiro Setor para criar e implantar iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico regional sustentável, com ênfase no empreendedorismo.
“Este é o início de uma série de ações de trabalho coletivo entre os municípios, com apoio do Sebrae, em favor do desenvolvimento dos pequenos negócios e da nossa região como um todo”, diz o secretário executivo de Niterói, Felipe Peixoto.