Evento multicultural que promete movimentar o Sul Fluminense, com shows, gastronomia, palestras e oportunidades de negócios, a EXPO VR 2025 já começou e vai até domingo (03/08). O Sebrae Rio marcou presença na abertura oficial nesta sexta (01/08), na Ilha São João, em Volta Redonda. A cerimônia teve a participação do prefeito Antônio Francisco Neto, autoridades estaduais, representantes de vários municípios da região, além de lideranças empresariais e culturais, ressaltando o caráter integrador e inovador da feira.
“A EXPO VR já nasce como um dos maiores eventos da cidade, unindo cultura, negócios e turismo, gerando oportunidades concretas para a população. O Sebrae tem sido um parceiro indispensável, impulsionando o empreendedorismo, fortalecendo empresas e contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico da região”, disse o prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto.
A EXPO VR 2025 reúne cerca de 120 empresas expositoras em sua área de negócios. A coordenadora do Sebrae Rio no Médio Paraíba, Paola Tenchini, ressaltou o potencial criativo e a prosperidade da região:
“É uma honra muito grande abrir um evento de potencial criativo enorme. Essa é uma região muito próspera: o Sul Fluminense é a Califórnia do estado do Rio de Janeiro. E esta feira é um marco, onde integramos o estado, os municípios e as pessoas que acreditam. A EXPO VR é sobre sonhos que se transformam em oportunidades.”
Uma feira de sonhos, cultura e desenvolvimento
São 250 atrações gratuitas, distribuídas em tendas culturais, três praças gastronômicas com food trucks e restaurantes locais, shows nacionais no Palco Sesc (Mumuzinho, Cátia Valois, Zeca Baleiro e IZA), palestras, oficinas e mentoring com apoio do Sebrae Rio.
O idealizador da EXPO VR e CEO da Diário Eventos, Luciano Pançardes, destacou o papel estratégico dos parceiros na realização do evento:
“Se a gente construiu isso tudo é porque vocês tiveram participação especial. O Sebrae é um parceiro implacável. Entendeu o que a gente quer, aonde queremos chegar, e essa parceria foi essencial para transformar a ideia em realidade.”
O evento é gratuito, com acesso mediante pulseira inteligente, e integra o calendário do desenvolvimento cultural e econômico do Sul Fluminense. Faz parte do programa Desenvolve RJ, promovido pelo Governo do Estado, com apoio do Sebrae, para estimular os empreendedores e produtores locais, incluindo mesas temáticas, workshops, sessão de negócios e orientações de crédito.