ASN RJ
Compartilhe

Diretoria do Sebrae Rio se reúne com delegação da Tanzânia

Missão oficial no Rio é para programa de cooperação técnica
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

Uma delegação oficial da Tanzânia, que está no Brasil para participar de programa técnico de cooperação internacional com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, se reuniu ontem com gestores do Sebrae Rio no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB). A comitiva foi recebida pelo diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta, que ofereceu apoio na discussão de estratégias de fortalecimento das micro e pequenas empresas do país africano.

Antes da reunião de trabalho, o grupo, formado por Fatma Mabrouk Khamis, vice-ministra de Indústria e Desenvolvimento de Zanzibar; Teodora Madilu e Fatma Msofe, do Equity Bank, e Juma Mohamed, Executivo da Presidência da República da Tanzânia, visitou as duas exposições em cartaz no CRAB: a Sinta o Sul, com artesanato dos estados do Sul, e Mata Viva, que reúne 260 obras de artesãos dos seis biomas do Brasil.

Após o gerente Marc Diaz fazer uma apresentação sobre o CRAB, a vice-ministra Fatma Khamis pediu apoio ao Sebrae para realizar um intercâmbio entre artesãos dos dois países. “Nossos artesãos precisam conhecer esse Centro de Referência tão lindo. Eles precisam se sentir também artistas”, disse Khamis. A presidente da Câmara África, América e Caribe (CAFRAM), Ana Cristina Carvalho, também participou da reunião. A pedido de Sergio Malta, sua instituição vai intermediar o apoio do Sebrae ao país africano. “Queremos, sim, apoiar a Tanzânia nessa área de pequenos negócios. Estou acompanhado aqui de gestores das áreas de inovação, projetos e negócios internacionais para atender no máximo as demandas de seu país”, afirmou Malta.

Luciana Teixeira, coordenadora da missão, explicou que o objetivo da delegação tanzaniana é preparar seu país para a Copa Africana de Nações 2027. Ao final do encontro, a vice-ministra Fatma Khamis presenteou o diretor Sergio Malta com uma camiseta oficial da Copa. Os gestores do Sebrae Rio que participaram da reunião de trabalho no CRAB foram: Mauricio Chacour, gerente de Negócios Internacionais; Ana Lucia Lima, gerente de Projetos; Marc Diaz, gerente do CRAB; Marilia Santana, coordenadora de Negócios Tecnológicos e Inovadores; Daniel Santa Cruz, coordenador de Agronegócios, e Carolyne Gomes, coordenadora de Economia Criativa.

Durante a estadia no Rio, a delegação tanzaniana participa de treinamentos em unidades especializadas como BPTur, Batalhão de Choque, BOPE, Polícia de Estádios, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Além disso, estão programadas rodadas de negócios, encontros com entidades de fomento, visitas técnicas a polos produtivos, centros de inovação e apresentações de cases de sucesso brasileiros.

De acordo com os organizadores, a missão abre novas oportunidades de negócios e cooperação bilateral. A expectativa é que a iniciativa contribua para o fortalecimento das cadeias produtivas, gere inovação e amplie a capacidade da Tanzânia de sediar grandes eventos, ao mesmo tempo em que beneficia diretamente os micros e pequenos empresários brasileiros com novas parcerias comerciais.

  • Artesanato
  • CRAB
  • Tanzânia