Cultura, gastronomia e negócios se unem no Festival Sabores do Vale do Café, que acontece de hoje até domingo (24/08) em Conservatória, distrito de Valença (RJ). O evento tem como objetivo preservar a tradição do café, queijo, cachaça, geleias e mel, incentivando o desenvolvimento das empresas do Estado do Rio que participam dessa produção. Além da exposição e venda de produtos, o festival promove a integração com outros segmentos culturais, criando um espaço para troca de experiências, tendências e oportunidades de negócios — do produtor ao consumidor final.
Paola Tenchini, coordenadora do Sebrae Rio no Médio Paraíba, ressalta a relevância do evento:
“O Festival Sabores do Vale do Café é uma oportunidade única para vivenciar a cultura e os sabores do interior do Rio de Janeiro, conhecer histórias de quem produz e fortalecer a conexão entre campo e cidade. O Sebrae Rio levará produtores da região para que eles mostrem e comercializar seus produtos. Haverá espaços de oficinas e gastronomia, criando um ambiente vibrante para troca de conhecimento e experiências, contatos e geração de negócios”.
O evento tem apoio do Sebrae Rio em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio); Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio); Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Secretaria de Turismo; Arranjo Produtivo Local do Café, Cachaça e Queijo (APL), Governo do Estado; Prefeitura de Valença, entre outras instituições.
Mostra de Cafés Especiais
Um dos destaques da edição é a Mostra de Cafés Especiais, que promove, valoriza e divulga cafés da categoria Natural produzidos na região. A ação estimula boas práticas agrícolas, fortalece a identidade dos territórios e aproxima produtores do mercado consumidor por meio de análises técnicas realizadas pela Rio Coffee House, cafeteria-conceito com quase 10 anos de atuação no setor.
A avaliação seguirá o protocolo da Specialty Coffee Association (SCA) e considerará atributos como fragrância, aroma, sabor, acidez e equilíbrio.
“Não se trata de uma competição, mas de uma pesquisa para valorização da qualidade do café. Os produtores participantes receberão laudo técnico, certificado e destaque simbólico pelo compromisso com a excelência”, destacou Paola Tenchini.