Casos de sucesso, tendências e novas soluções para incentivar o empreendedorismo entre pessoas com deficiência (PcD) serão apresentados na terceira edição do Seminário Empreendedorismo Inclusivo nesta terça-feira (04/11). A ação faz parte do projeto Rodas do Empreendedorismo do Sebrae Rio, que já atuou com mais de 30 pessoas com deficiência motora que desejam empreender ou aprimorar seus negócios. O evento on-line será transmitido pelo YouTube do Sebrae Rio, das 14h às 17h30, com inscrições neste link.
O seminário será aberto pela palestra da educadora e influenciadora Luciana Viegas sobre neurodiversidade e os desafios para quem deseja empreender. Em seguida, será apresentado o caso de sucesso da gelateria Il Sordo, do empresário Breno Oliveira, pessoa surda que só contratou pessoas surdas para trabalharem no negócio, que começou em Aracaju e agora faz sucesso em São Paulo.
A especialista Renata Bressan encerra o encontro falando sobre atendimento inclusivo e como as pessoas com deficiência podem ser vistas como potenciais consumidores. Ela também vai tratar dos desafios e oportunidades para conquistar clientes com algumas neurodivergências, como o Transtorno do Espectro Autista, que hoje representa mais de 2,4 milhões de pessoas no Brasil segundo o Censo do IBGE de 2022. A prevalência é maior em crianças e adolescentes, principalmente na faixa de 5 a 9 anos.
“Este seminário é importante porque muitos PcDs querem empreender e assim ganhar autonomia pessoal e financeira e precisam de orientação básica sobre gestão empresarial” afirma a analista do Sebrae Rio, Louise Nogueira.
