ASN RJ Atualização
Compartilhe

Rio de Janeiro na COP30: Mata Atlântica como vetor de inovação e sustentabilidade

De forma sustentável, biomas brasileiros são oportunidades de negócios
Por Redação
ASN RJ Atualização
Compartilhe

O Estado do Rio de Janeiro se destaca como um território estratégico na pauta ambiental global, que vem sendo debatida na COP30. Inserido no bioma da Mata Atlântica, o estado é exemplo de como políticas públicas, compromissos coletivos e ações sustentáveis podem transformar ecossistemas em fontes de desenvolvimento social, econômico e cultural.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) aponta que os maiores fragmentos de Mata Atlântica no Rio de Janeiro estão na Costa Verde — Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba — e nas montanhas da Serra do Mar. Além disso, há registros expressivos de ganhos florestais: Campos dos Goytacazes recuperou 10 mil hectares, seguido por Nova Friburgo, Teresópolis, Rio de Janeiro e Petrópolis.

“Esses avanços abrem espaço para uma nova economia verde. A COP30 reforça a urgência de negócios sustentáveis que não apenas conservem o meio ambiente, mas também gerem empregos, renda e inovação. Programas e editais públicos e privados têm incentivado empreendedores a transformar a biodiversidade em produtos, serviços e experiências que respeitam o território e ampliam a consciência ambiental”, explica Antonio Alvarenga, diretor-superintendente do Sebrae Rio.

De acordo com pesquisa do Sebrae, 63% dos pequenos negócios do Rio estão preocupados com os impactos dos eventos climáticos em seus negócios nos próximos 12 meses. Muitos já adotam práticas sustentáveis, demonstrando que o setor produtivo está atento às mudanças e disposto a colaborar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030.

“O Rio de Janeiro, com sua rica biodiversidade e cultura, tem a oportunidade de se consolidar como referência internacional em inovação ecológica. A COP30 é um palco para mostrar que preservar a Mata Atlântica é também investir em um futuro mais justo, consciente e próspero”, complementa Alvarenga.

De forma gratuita, o Sebrae Rio disponibiliza estudo sobre biomas e oportunidades de negócios. Para acessar, o empreendedor pode clicar no link.

  • Agenda 2030
  • biomas
  • COP 30