O Sebrae Rio realizou a entrega dos certificados do curso de capacitação para mais de 1,7 mil ambulantes de Cabo Frio, iniciativa voltada ao fortalecimento do comércio local e à melhoria do atendimento oferecido a moradores e visitantes. A ação integra um conjunto de esforços para ampliar a organização, a qualificação profissional e a convivência nos espaços públicos do município, além de uma melhor experiência para os consumidores.
A cerimônia contou com a presença do prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho, do secretário de Segurança e Ordem Pública, coronel Leandro dos Santos Carvalho, do secretário de Desenvolvimento Econômico Marcelo Dusi, do Secretário de Fazenda Kleber Ferreira, do Secretário Adjunto de Postura Victor Sá, do Vereador Alfredo Gonçalves, da coordenadora regional interina do Sebrae Rio, Elisandra Weigert, que acompanharam de perto o desenvolvimento do curso e o engajamento dos participantes.
Durante o evento, o prefeito destacou a importância da capacitação como ferramenta de desenvolvimento econômico e valorização do trabalho dos ambulantes, especialmente em uma cidade com forte vocação turística como Cabo Frio. “O apoio e parceria com o Sebrae Rio que realizou as capacitações e junto com o Município subsidiou todo este investimento”, disse o prefeito.
-
Quando o atendimento constrói a imagem da cidade
O curso abordou temas como boas práticas de atendimento e hospitalidade, gestão básica, convivência urbana e orientações sobre manipulação adequada dos alimentos, contribuindo para um comércio mais organizado, seguro e alinhado às normas do município.
Para o analista do Sebrae Rio, Matheus Azevedo, o papel dos ambulantes é decisivo na experiência de quem visita à cidade. “Cada um de vocês é a cara de Cabo Frio. Quem nos visita é atendido por algum de vocês nas nossas praias. Quando a pessoa é bem acolhida, ela quer voltar para a nossa cidade, sai falando bem e indica Cabo Frio para que outros venham nos visitar. Essa capacitação fortaleceu não só a qualidade desse atendimento, que vocês já fazem e já têm experiência, mas também a prática de boas condutas de gestão e manipulação dos alimentos no dia a dia do trabalho”, afirmou.
O secretário de Segurança e Ordem Pública, coronel Leandro dos Santos Carvalho, acompanhou a entrega dos certificados e reforçou a importância do alinhamento entre poder público, instituições parceiras e trabalhadores para garantir um ambiente urbano mais organizado, acolhedor e seguro.
Com estas capacitações o Sebrae Rio acredita que os ambulantes estarão mais preparados para atender bem os visitantes da cidade bem como oferecer um serviço mais qualificado, permitindo ao público uma melhor experiência, oportunidades e ganhos para os trabalhadores de praia fortalecendo a economia local.
