A Gelato Imperial, indústria de sorvetes criada em Petrópolis, na região Serrana, tem uma história do negócio marcada por decisões estratégicas em momentos-chave e pelo uso de consultorias e programas do Sebrae para acelerar gestão, corrigir rota e sustentar crescimento.
A trajetória empreendedora de André Maia começa em 2004, quando ele participou do Empretec, voltado ao desenvolvimento de comportamentos empreendedores.
“Eu era funcionário numa construtora há mais de 14 anos e larguei tudo para começar a minha história. O Empretec foi o primeiro grande papel que o Sebrae teve na minha vida”, afirma André.
Após atuar por anos com consultoria e serviços ligados à construção civil, André retornou a Petrópolis em 2015 buscando um novo caminho com potencial local. “Depois de uma visita ao Sebrae para entender o cenário, um consultor foi direto: pense em algo que não existe em Petrópolis. Foi aí que eu decidi fazer uma indústria de sorvete”, conta. Em novembro de 2015, nasce a Gelato Imperial, com um plano de negócios inicial estruturado com apoio do Sebrae Rio e uma estratégia de validação do mercado em eventos e feiras da cidade.
A entrada no varejo veio em 2016, com o primeiro supermercado e o início da construção de escala. O crescimento, porém, expôs um desafio frequente em pequenos negócios: vender mais sem lucrar. Em 2018, uma consultoria de precificação, trouxe o diagnóstico que mudou a operação.
“Descobrimos rapidamente que o item que a gente mais vendia era o item que mais dava prejuízo. Foi um divisor de águas”, diz André.
Daquele ponto em diante, a empresa seguiu ampliando maturidade de gestão e inovação, com apoio contínuo do Sebrae Rio em diferentes frentes. Um marco foi a organização do direcionamento estratégico com um mapa de decisões e prioridades, criado durante um processo de consultoria, que segue sendo referência interna. “Até hoje norteia a gente em várias ações. Toda vez que surge um desafio, a gente volta nesse material e lembra como construiu a nossa história”, afirma.
Atualmente, a Gelato Imperial atua com foco no pote take home de 1 litro, voltado ao consumo em casa, com presença em mais de 10 cidades e em mais de 12 redes de supermercados regionais e nacionais, com expansão da Serra para a região dos Lagos e Capital. O próximo passo é ampliar a presença na cidade de Niterói, priorizando pontos de venda alinhados ao posicionamento premium e à viabilidade logística.
Além do canal varejo, a empresa também desenvolve experiências de marca por meio de edições especiais. No verão de 2025, foi criado um sabor exclusivo para uma ação com uma marca de joias, conectando produto e storytelling em um evento com clientes.
“A ideia era entregar uma experiência. Quando isso foi divulgado nas redes deles, associou a marca principal da empresa à nossa marca. Foi um ganho enorme de posicionamento”, resume André.
Para 2026, o foco é fortalecer percepção de valor no ponto de venda com a atualização de identidade e embalagem, etapa que a empresa já começou a estruturar com apoio de soluções do Sebrae voltadas a design e comunicação do produto.
A campanha “Do início ao sucesso” reforça a proposta do Sebrae Rio de estar próximo do empreendedor em diferentes fases do negócio, conectando capacitação, consultoria e acesso a mercado para transformar trajetórias em crescimento sustentável.
