ASN RJ
Compartilhe

Cerâmicas do Vale do Jequitinhonha de Minas Gerais são expostas ao público no CRAB

Mostra de artesanato mineiro é a quarta do projeto Ocupações, que já trouxe este ano ao espaço cultural do Sebrae Rio peças de artesãos do Pará, Piauí e Rio Grande do Norte
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

Realizada pelo Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), Sebrae de Minas Gerais e Conselho das Artesãs do Vale do Jequitinhonha em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais e o Idene, foi aberta ontem (16/12) a exposição Pelas águas do Jequitinhonha me deixei levar no CRAB. A exposição de Minas Gerais vai divulgar a marca território obtida pelas famosas cerâmicas da região do Vale do Jequitinhonha, o que irá valorizar ainda mais a origem e identidade da produção artesanal local.

-

A cerimônia de inauguração da mostra contou com a presença do diretor do Sebrae de Minas Gerais Marden Marcio Magalhães; do secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Guilherme Augusto Duarte de Faria; do diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga; do diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta, e do diretor de Produto e Atendimento do Sebrae Rio, Julio Cezar Resende de Freitas, entre outras autoridades e convidados. Também estiveram presentes algumas artesãs com obras em exposição. As artesãs Terezinha dos Santos, Anísia Lima de Souza, Maria da Silva Rodrigues e Alice Pereira fizeram uma demonstração ao vivo do processo de produção de cerâmicas da região.

“Agradeço à diretoria do Sebrae do Rio de Janeiro, parceiros de boas caminhadas, por esta mostra. O CRAB de fato representa um dos principais equipamentos de promoção do artesanato do país, e com esta gestão tivemos esta oportunidade de trazer uma das maiores riquezas do estado de Minas Gerais que é o artesanato do Vale do Jequitinhonha. Quero fazer aqui um agradecimento especial à equipe do governo de Minas, à minha equipe e às artesãs que aqui estão, vocês são motivo de orgulho pra nós, mineiros”, disse Marden Marcio Magalhães, diretor de Operações do Sebrae Minas Gerais.

Guilherme Augusto Duarte de Faria, secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, agradeceu a parceria com o Sebrae para a exposição e o apoio que a entidade tem dado ao artesanato mineiro. “É bom destacar que olhamos essa atividade como algo que não apenas remete à cultura, mas que tem potencial de se traduzir em desenvolvimento social e econômico para a região. É uma honra estar aqui no CRAB. Espero que esta exposição tenha muito sucesso”, concluiu o secretário.

O diretor-superintendente do Sebrae do Rio de Janeiro, Antonio Alvarenga, lembrou suas raízes mineiras e elogiou a qualidade do artesanato do Vale do Jequitinhonha. “O artesanato brasileiro é muito rico. Cada região do país tem uma diversidade criativa muito grande. Em Minas, então, tem várias áreas de artesanato. E o Vale do Jequitinhonha é uma dessas áreas, talvez a mais famosa e reconhecida no país. O CRAB, que é a vitrine do artesanato brasileiro, se sente honrado de poder expor uma mostra do artesanato realizado no Vale do Jequitinhonha. Por ser uma região carente, temos que valorizar esse artesanato, transformando-o e em obra de arte”, afirmou Alvarenga.

Julio Cezar Resende de Freitas, diretor de Produto e Atendimento do Sebrae Rio, lembrou o projeto Ocupação, que o CRAB lançou este ano, com mostras temporárias do artesanato de várias regiões do país, organizadas em parceria com os Sebrae UFs estaduais. “É uma grande oportunidade para a população do Rio de Janeiro de conhecer as obras de artesanato feitas nas várias regiões do país. É muito rico”, disse.

O artesanato mineiro é a quarta mostra do projeto Ocupação do CRAB. O trabalho dos 130 artesãos do Vale do Jequitinhonha fica em cartaz até dia 6 de março de 2022, de terça-feira a sábado, das 10h às 17h, e entrada é gratuita.