Até o dia 30 de outubro, os visitantes do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) terão a oportunidade de visitar a mostra “Círio de Cores e Sabores”, no Rio de Janeiro. Aberta ao público no último dia 2, a mostra faz do Pará o pioneiro do projeto “Ocupações”, criado pelo CRAB para a valorização do artesanato nacional. “Nós lançamos a modalidade ocupação para poder vestir o CRAB com várias culturas e o Pará é muito representativo neste aspecto, com toda sua cultura, toda sua gastronomia e todo o seu artesanato. É um preview do Círio de Nazaré e estamos lisonjeados de receber esta ocupação”, enfatiza a gerente do CRAB, Ana Paula de Fonte Moura, ao se referir à grande festa religiosa paraense, o Círio de Nazaré.
A abertura da mostra ocorreu no dia 01 de outubro, em um evento restrito para convidados e que foi transmitido pelo Youtube do CRAB, com ampla programação cultural. Houve roda de carimbó e degustação de iguarias tradicionais da época do Círio de Nazaré, preparadas por Claudomiro Maués, o chef Bola, da ilha do Marajó.
Na mostra, estão expostas 174 peças, de 25 artesãos paraenses, mais especificamente dos municípios de Abaetetuba, Belém, Bragança e Santarém. As peças podem ser adquiridas e a comercialização é feita diretamente com os artesãos por meio da plataforma Amazônia Market (amazoniamarket.com.br). A retirada dos objetos será no CRAB, ao fim da mostra.
O diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, classifica o Pará como “vanguarda do artesanato no Brasil” e destaca a importância da mostra para a cultura paraense. “A mostra dá visibilidade para a potência do trabalho de nossos artistas, os empresários de pequenos negócios paraenses. A exposição trará muitas possiblidades de negócios para os artesãos por ser uma grande vitrine”, enfatiza.
“O CRAB está localizado no Rio de Janeiro, mas tem uma vocação nacional. O objetivo é desenvolver iniciativas para fomentar o artesanato, o nosso foco é o artesão. Ocupações é uma nova modalidade de trabalho, que inclui as agências estaduais do Sebrae e nos deixa contente que um estado representativo como o Pará esteja ocupando este espaço”, afirmou Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae no Rio de Janeiro.
Sobre o CRAB
O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) foi criado em março de 2016 e visa fomentar o artesanato nacional. O local abriga uma coleção permanente de 1.500 itens de vários tipos de expressões culturais e manifestações artísticas.
-
Serviço: O CRAB está localizado na Praça Tiradentes, nº 69, e está aberto de terça-feira a sábado, das 10h às 17h. A entrada é gratuita.
