ASN RJ
Compartilhe

CRAB reabre com exposição do mestre do couro Espedito Seleiro

Secretária de Cultura e Economia Criativa do estado, presidentes dos conselhos deliberativos do Sebrae Nacional e do Rio, diretores da rede Sebrae e o filho do artesão cearense prestigiaram inauguração da mostra
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

A exposição “Mestre de Ofício Espedito Seleiro”, com 90 obras significativas em cenários que marcaram a vida do grande artesão cearense, foi inaugurada ontem (02/09) no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), em cerimônia com a presença da secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Danielle Barros; os presidentes dos conselhos deliberativos do Sebrae Nacional e Sebrae Rio, diretores da rede Sebrae (Nacional e dos estados) e vários convidados _ entre eles Maninho Seleiro, filho do artista. A partir de hoje (03/09), e de terça a sábado, das 10h às 17h, a exposição está aberta ao público, que inclusive poderá adquirir peças do artesão. A entrada é gratuita.

Antes da inauguração da mostra, o Comitê Nacional do CRAB se reuniu pela quarta vez desde sua criação, em outubro de 2020, no auditório do Centro cultural do Sebrae, para discutir ações estratégicas e o planejamento do ano para o CRAB. Ele é composto por oito conselheiros: Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional; Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio; Adriane Antony, diretora do Sebrae do Amazonas; Afonso Maria Rocha, diretor-superintendente do Sebrae de Minas Gerais; Joaquim Cartaxo Filho, diretor-superintendente do Sebrae do Ceará; Luciano Pinheiro, diretor do Sebrae de Santa Catarina; Luiz Alberto de Amorim, diretor do Sebrae da Paraíba, e Maristela de Oliveira França, diretora do Sebrae do Mato Grosso do Sul. Desde sua instalação, o comitê faz parte da governança do CRAB.

Às 17h30, foi inaugurada oficialmente a exposição “Mestre de Ofício Espedito Seleiro”, que marcou a reabertura do CRAB ao público este ano. “Este evento tem uma característica especial. O Sistema S como um todo sempre trabalha para promover o empreendedorismo. E, agora, principalmente através do CRAB, estamos dando estímulo à Cultura, à criatividade de nossos artistas populares nesse sentido. Parabenizo a toda a equipe do Sebrae por essa exposição”, disse José Roberto Tadros, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional. “Este evento é mais um que marca a trajetória de sucesso do CRAB como vitrine nacional do artesanato brasileiro. O CRAB nasceu com essa vocação, a de dar maior visibilidade ao trabalho criativo e valioso dos nossos artesãos. O mestre Espedito Seleiro é um exemplo disso. Considerado um marco da cultura nordestina, o cearense Espedito Seleiro emprega 50 pessoas, é reconhecido como mestre da Cultura pelo governo do seu estado e pelo Ministério da Cultura e vende suas peças em couro para todo o país e também para o exterior. Sejam bem-vindos à exposição “Mestre de Ofício Espedito Seleiro”, comemorou Antonio Florencio de Queiroz, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Rio.

“Obrigada ao CRAB primeiro por atender a todos os protocolos sanitários para dar segurança ao público e por nos ajudar colaborando com a retomada das atividades culturais em nosso estado”, agradeceu a secretária Danielle Barros. “Pela primeira vez, o CRAB homenageia um só artesão”, lembrou o diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga. “Ele, Espedito Seleiro, é um exemplo de como um talento pode se tornar um empreendedor e gerar um negócio com sua arte”.  Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional, lembrou que o setor do artesanato, assim como todos os segmentos da Economia Criativa, foi o que mais sofreu neste momento de pandemia. O retorno à vida com cuidado e segurança, como está fazendo o CRAB, é de uma simbologia enorme. Trabalhamos diuturnamente para que o CRAB seja o coração pulsante do nosso artesanato”, afirmou Quick.

“Hoje é um dia de festa para todos nós que admiramos o artesanato. Estamos reabrindo o CRAB ao público”, lembrou Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio. “E nada melhor do que reabrir com uma exposição de um grande mestre artesão. Além de títulos e prêmios, o cearense Espedito Seleiro é cercado de ricas histórias das tradições nordestinas. Uma delas, a mais famosa, é sobre seu pai, Raimundo Seleiro. Foi ele quem criou as sandálias de Lampião, com o solado quadrado para não dar pistas da direção que o cangaceiro seguia. E essas sandálias serviram de inspiração para os famosos calçados que Espedito criou e cria até hoje, em Nova Olinda, na região do Cariri, no Ceará, onde mora e trabalha. O Brasil tem uma diversidade imensa na área do artesanato. E esse trabalho criativo feito à mão tem que ter uma visibilidade maior. Essa é a missão do CRAB: promover o artesanato brasileiro e destacar sua importância cultural, social e econômica para o país. Desfrutem desta bela exposição!”, afirmou Sergio Malta.

Muito emocionado, o filho de Espedito, Maninho Seleiro, agradeceu ao CRAB pela exposição com as obras do pai: “Somos uma família simples e ter esta mostra é de um prestígio imenso, obrigada”, disse. O próprio Espedito Seleiro gravou um vídeo, transmitido no evento, em que agradeceu ao CRAB pela exposição: “É tão lindo poder mostrar o nosso trabalho aí na cidade grande! Muito obrigada”. Os convidados percorreram as salas onde está ambientada “Mestre de Ofício Espedito Seleiro”, em visita guiada pelo curador da mostra, Alemberg Quindins.

-

Vida e obra do mestre cearense

O visitante da exposição “Mestre de Ofício Espedito Seleiro” terá uma experiência sensorial ao percorrer as galerias, com paisagens sonora, visual e tátil das obras de Seleiro, e também conhecerá seu processo criativo e técnicas de trabalho. É a primeira vez que o CRAB homenageia um único mestre artesão, com mostra totalmente dedicada a sua obra. A curadoria é de Alemberg Quindins, criador da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri. “O objetivo é que o público vibre com o quadro das múltiplas cores que compõe a cultura do território de Cariri e de Nova Olinda, no Ceará, espaço de vida do mestre Espedido Seleiro”, explicou a gerente do CRAB, Ana Paula da Fonte Moura.

Nas galerias do CRAB, estarão à mostra a primeira obra de Espedito Seleiro _ “O Baú” _ e as que o projetaram ao mundo, em especial a “Sandália de Alemberg”, confeccionada em couro curtido e inspirada no calçado que seu pai, Raimundo Seleiro, havia feito para Lampião (com solado quadrado).

Natural de Arneiroz (CE), Espedito Velozo de Carvalho, 81 anos, adotou o nome de Espedito Seleiro por causa da família, a maioria de vaqueiros e seleiros. Foi no Cariri cearense que ele criou raízes e iniciou sua carreira como artesão. Tornou-se um dos principais marcos da cultura nordestina. Mestre Espedito Seleiro ainda hoje mora em Nova Olinda, na região do Cariri, no Sul do Ceará.

Os produtos do mestre Espedito Seleiro estarão disponíveis para aquisição no CRAB. A comercialização será feita pelo sistema de QRCode. A visita deverá ser agendada pelo link: https://bit.ly/VisiteOCRAB. O CRAB segue todos os protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19 (exigência de máscara, álcool gel e distanciamento nas salas). A partir do dia 15/9, será exigido do visitante o comprovante de vacinação, conforme determinação da Prefeitura. O CRAB fica na Praça Tiradentes 69 e está aberto de terça-feira a sábado, das 10h às 17h. A entrada é gratuita.

Sobre o CRAB

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), criado em março de 2016 no Rio de Janeiro, tem como missão promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil. Em suas galerias estão ou passaram importantes trabalhos de artesanato, revelando histórias, origens e territórios do país.

Abriga ainda uma coleção permanente de mais de 700 itens de todos os tipos, que representam a expressão da cultura popular e da criatividade brasileira. Entre as obras mais significativas estão algumas cerâmicas de Zezinha do Vale de Jequitinhonha (MG), de João Borges (Teresina-PI), João das Alagoas (Capela-AL), Maria Sil (Capela-AL) e as esculturas em madeira de Abelardo dos Santos (Ilha do Ferro-PI). O CRAB também dispõe de midiateca e espaços multiuso, como um auditório de 100 lugares e salas para oficinas e workshops. Os ambientes são destinados à capacitação, formação, especialização, pesquisa e experimentação.

Localizado na Praça Tiradentes, no Centro da cidade, lugar de memória urbana e um importante distrito criativo do Rio de Janeiro, o espaço possui uma estrutura moderna e sofisticada que convive com o padrão construtivo do século XVIII. Esse complexo arquitetônico está regido pela legislação de proteção aos bens tombados pelo IPHAN, na esfera federal; pelo INEPAC, na estadual; e pelo IRPH, órgão municipal. Os três prédios fazem parte do Corredor Cultural do Rio Antigo, criado para preservar áreas históricas.