ASN RJ
Compartilhe

97% das empresas do mercado pet no Rio de Janeiro são pequenos negócios

Sebrae Rio está com edital aberto para atender 60 empresas do setor
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

O mercado pet é um dos mais promissores no Brasil, principalmente para quem quer empreender. Um levantamento feito pelo Sebrae Rio mostra que atualmente 97% das 20,2 mil empresas do segmento pet no estado do Rio de Janeiro são pequenos negócios, sendo 12,6 mil microempreendedores individuais (MEI), 5,9 mil microempresas e 1 mil empresas de pequeno porte. Das mais de 20 mil empresas, 38% estão localizadas na cidade do Rio de Janeiro, 16,5% na Baixada Fluminense e 13% na região Leste Fluminense. No ano passado, 3,4 mil empresas do setor foram abertas no estado e, na comparação com 2022, houve um crescimento de 7,6%.

Durante a pandemia de Covid-19, no ano de 2020, houve aumento na adoção de animais de estimação e, consequentemente, crescimento na demanda por produtos e serviços especializados. De acordo com o Sebrae, há perspectiva de crescimento de 87% no mercado pet até o ano de 2026 e há boas oportunidades no segmento.

Pensando em desenvolver os empreendedores da área, o Sebrae Rio abriu edital para 60 empresas do segmento pet/vet. As inscrições podem ser feitas até dia 29 de março de 2024 pelo link: https://sites.rj.sebrae.com.br/inscricao/projeto-mercado-pet. Para participar, é preciso ter empresa do mercado pet/vet (com exceção de adoção de animais domésticos e atividades de criação de animais para venda); ter cadastro válido no CNPJ; estar enquadrada como microempreendedor individual (MEI), microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP); ter faturamento anual até 4,8 milhões reais e ter sede ou filial na Região Metropolitana (cidade do Rio de Janeiro, Leste Fluminense ou na Baixada Fluminense).

Hoje há muitas novidades neste segmento, como as padarias pet, cemitérios e crematórios para os bichos de estimação, além de creche, plano de saúde, turismo pet e até clube de assinatura em petshops. “A capacitação e a implementação de estratégias de encantamento e na experiência positiva para os pets criam uma conexão emocional e de fidelização dos tutores com os negócios e isso é determinante para o sucesso neste segmento”, orienta Poliana Valente, analista de Comércio e Serviços do Sebrae Rio.

O Projeto Mercado Pet tem subsídio de 91% do Sebrae Rio e o empreendedor fará o pagamento de R$ 600, que podem ser parcelados em até 12X sem juros no cartão de crédito. Durante oito meses, haverá capacitação e consultoria para aprimorar a gestão das empresas participantes (petshop, petsitter – profissional que cuida do animal no local onde ele vive –, e veterinário), aumentar o faturamento, reduzir custos e otimizar os recursos. Além disso, haverá ações de mercado, networking e eventos estratégicos para as empresas participantes.

  • edital
  • Empreendedorismo
  • mercado Pet
  • Sebrae Rio