ASN RJ Atualização
Compartilhe

Aumentar a competitividade é o foco de projeto destinado ao segmento de energia solar fotovoltaica

Sebrae Rio abre 65 vagas para qualificar pequenos negócios fluminenses que atuam com energia renovável
Por Redação
ASN RJ Atualização
Compartilhe

Segundo o Ministério de Minas e Energia, cerca de 45,3% da energia brasileira é gerada por fontes renováveis, entre elas, a energia que utiliza de células fotovoltaicas para a geração de energia elétrica. Levantamento realizado pela Associação Brasileira de Energia Solar demonstra que a capacidade instalada no país saltou de 4,6 para 7,5 gigawatts, em 2020, puxada por um aumento de 2,2 GW só da chamada geração distribuída – sistemas instalados em telhados, fachadas de edifícios e pequenos terrenos, por exemplo. Essa potência é suficiente para iluminar 3,7 milhões de domicílios. No segmento de geração distribuída, são 4,4 GW da fonte solar fotovoltaica, que representam R$ 20 bilhões em investimentos acumulados espalhados pelas cinco regiões do Brasil. A tecnologia solar é utilizada atualmente em 99,9% de todas as conexões de geração distribuída no país, liderando com folga o segmento (Absolar).

Para apoiar ainda mais o setor, o Sebrae Rio abre inscrições para o projeto “Competitividade Setorial Energias Renováveis no Estado do Rio de Janeiro”. Serão selecionadas 65 pequenos negócios do segmento de energia solar fotovoltaica (MEI, ME e EPP) em todo Estado do Rio de Janeiro. As inscrições estarão abertas até o dia 6 de março e podem ser realizadas pela internet – PROJETO Sebrae Rio | Energia Fotovoltaica

Com duração de quatro meses, o projeto pretende qualificar empresas fornecedoras de soluções em energia solar fotovoltaica para inseri-las no mercado, por meio de ações de desenvolvimento e inovação, contribuindo para o aumento da competitividade desses negócios e fomentar a atuação em redes colaborativas de energia solar. A analista do Sebrae Rio Aline Barreto destaca que: “Ao participar do projeto, as empresas têm a oportunidade de melhorar sua gestão empresarial e fazer parte de uma rede do segmento de energia solar fotovoltaica.

Serão realizados cursos, oficinas e consultorias com ênfase no desenvolvimento empresarial, como de Planejamento Estratégico, Finanças, Eficiência Energética, Marketing e Gestão Comercial. Um total de 40 horas de capacitação (individual e coletiva), por empresa participante do projeto. Também serão realizadas sessões de negócios, palestras nas temáticas de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e Redes Colaborativas. O Sebrae Rio irá subsidiado pelo Sebrae Rio 70% deste programa, sendo de R$ 300,00 a contrapartida financeira que deverá ser paga pela empresa selecionada.

-

Serviço

“Competitividade Setorial Energias Renováveis no Estado do Rio de Janeiro”

Inscrições até 6 de março

Acesse PROJETO Sebrae | Energia Fotovoltaica

-