ASN RJ
Compartilhe

Café com negócios encerra Semana do Artesanato no CRAB

Artesãos do Centro-Oeste também assistiram a palestra do arquiteto Marcelo Rosenbaum sobre Design Essencial
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

O Café com Negócios organizado hoje (16/9) no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) reuniu artesãos e profissionais do mercado de design, encerrando a Semana do Artesanato do Centro-Oeste. Participaram da dinâmica organizada pelas unidades Sebrae de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal, Ligia Schuback, diretora da feira Morar Mais por Menos, e Marília Barbosa, vice-diretora da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD).

Para os artesãos, foi uma importante oportunidade de network e troca de experiências. “Trabalho com utensílios e bonecas de cerâmica. Aqui no CRAB aprendi muito durante esses dias. Vou levar para casa o aprendizado de interagir e uma nova técnica pro meu artesanato: a produção de colares, pulseiras e brincos feitos com sementes”, disse Luana Kadiwéu, artesã indígena da aldeia Alves de Barros, município de Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul.

No dia anterior (15/9), no auditório do CRAB, o arquiteto Marcelo Rosenbaum fez uma palestra para mais de 100 pessoas, a maioria de integrantes da missão técnica de 55 artesãos que participaram das atividades diárias da Semana do Artesanato do Centro-Oeste. Rosenbaum explicou a metodologia do Design Essencial e apresentou alguns de seus projetos em comunidades carentes, como os bancos esculpidos em madeira do Esse Dito Bicho – situada às margens do Rio Negro, na Amazônia -, e o Cobogó da Mundaú de Sururu, em favelas lagunares de Maceió.

Rosenbaum trabalha com o design de impacto social e defende que o Brasil tem que assumir sua própria estética: “Nós somos exuberantes. Não somos minimalistas como a estética do europeu”, disse. Depois, o arquiteto e o público participaram de uma visita guiada pela mostra Ocupação Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal, organizada pelas UFs Sebrae de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, e que fica em cartaz no CRAB até dia 29 de outubro, com entrada gratuita.

Sobre o CRAB

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), criado em março de 2016 em um prédio histórico da Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, completa seis anos de atividades reforçando sua missão de promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil.

Em suas galerias estão ou passaram importantes trabalhos de artesanato, revelando histórias, origens e territórios. Atualmente, abriga uma coleção de mais 1.500 itens de todos os tipos, que representam a expressão da cultura popular e da criatividade brasileiras. Entre as obras mais significativas estão algumas cerâmicas de Zezinha do Vale de Jequitinhonha (MG), de João Borges (Teresina-PI), João das Alagoas (Capela-AL), Maria Sil (Capela-AL) e as esculturas em madeira de Abelardo dos Santos (Ilha do Ferro-PI). No CRAB, o artesanato é valorizado como objeto de arte e de desejo.

Programa Ocupações

Atualmente, o CRAB está conectado com todo o país, para reposicionar e qualificar estrategicamente os produtos feitos à mão no Brasil e capacitar os agentes da sua cadeia produtiva. O primeiro passo para reforçar essa conexão, foi a criação do programa Ocupação. “O CRAB e o Sebrae Nacional convidaram as áreas de Artesanato dos Sebrae UFs a ocuparem nosso espaço com mostras temporárias todos os anos, apresentando o que há de mais significativo e relevante no artesanato do seu estado. A ideia é ‘vestir’ o CRAB com todas as riquezas existentes no Brasil”, explica Ana Paula Moura, gerente do CRAB.

Em setembro de 2021, a mostra de artesanato organizada pelo Sebrae Pará, chamada Círio de Cores e Sabores, inaugurou o projeto Ocupação do CRAB. Desde então, o CRAB já recebeu o melhor do artesanato dos estados do Piauí (Mostra Piauí), Rio Grande do Norte (Mostra Bordado de Caicó), Minas Gerais (Mostra Pelas águas do Jequitinhonha me deixei levar). Pernambuco (Mostra Pernambuco Encantado), e agora, do Centro-Oeste (Mostra Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal). Após a visitação, o público pode comprar algumas peças artesanais, à venda na Loja CRAB.

Serviço

Endereço: Praça Tiradentes 69/71, Centro do Rio de Janeiro

Funcionamento: terça-feira a sábado, das 10h às 17h

Ingresso: entrada franca

Website: https://crab.sebrae.com.br/

  • Artesanato
  • CRAB
  • semanadoartesanato