-
Hoje, dia 20, 10 professores e 45 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Rio de Janeiro começam a viajar para São Paulo, para participarem das finais do Desafio Liga Jovem, considerado o maior programa nacional de Empreendedorismo e Tecnologia para estudantes. Na sexta-feira, dia 24, serão conhecidas as seis equipes ganhadoras, que terão como prêmio uma viagem internacional para Madrid, na Espanha, em um tour de até 10 dias por centros de inovação. As escolas participantes no estado são dos municípios de Seropédica, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Barra Mansa e Petrópolis.
“Essa é uma competição, que estimula o estudante a resolver um problema das suas escolas ou da própria comunidade que vive. Essas soluções buscam ser transformadoras e utilizam algum tipo de tecnologia. Somos o terceiro estado com maior número de equipes participando. O Desafio Liga Jovem é uma ótima oportunidade de mudança de mindset, fomentar o empreendedorismo e conhecermos ideias inovadoras, que contribuam para uma melhora social,”, explica Antônio Kronemberger, gerente de Educação do Sebrae Rio.
Equipes e escolas participantes das finais
Bloom, do Colégio Estadual Barão de Tefé (Seropédica); Equipe Hera, da ETE Juscelino Kubitschek (Rio de Janeiro); Gíria Jovem Carioca, da EM Jornalista e Escritor Daniel Piza (Rio de Janeiro); Join, do CEFET (Rio de Janeiro); Multiplicadores, da ETE República (Rio de Janeiro); Opennova, do IFRJ (São Gonçalo); PlayWork, da Escola Firjan / Sesi (Barra Mansa); Quinteto Fantástico; The Flames; e Wizard Cats, da Escola Firjan / Sesi (São Gonçalo); e Talentos Adolescentes, do CIEP Brizolão 137 Cecília Meireles (Petrópolis).
Ranking por região do Desafio Liga Jovem
Com 43%, a região Sudeste está no topo do ranking dos semifinalistas; logo atrás vem a região Nordeste, com 42% dos grupos selecionados; 10% vêm da região Sul; 3% da região Norte e 2% da região Centro-Oeste.
A competição
O Desafio Liga Jovem contou com a participação direta de 5 mil estudantes, com idades entre 14 e 21 anos, matriculados em 522 escolas, vindos de todos os estados brasileiros, mais o Distrito Federal. Os jovens inscritos são alunos do 9º ano do Fundamental ao 3º do Ensino Médio. Todos participaram de uma trilha de aprendizado, com oficinas e mentorias e foram desafiados a criar uma solução empreendedora para resolver um problema de sua escola e/ou comunidade, com o uso de ferramentas tecnológicas, como aplicativo, site, jogo eletrônico, redes sociais, plataforma ou outras.