ASN RJ
Compartilhe

Cônsul da Espanha conhece acervo e exposição em cartaz no CRAB

Luis Prados conheceu o acervo permanente do espaço cultural, com cerca de 700 peças de artesãos do país
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

O cônsul-geral da Espanha no Rio de Janeiro, Luis Prados, visitou, hoje (18), o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) e conheceu de perto o acervo permanente do espaço cultural, que tem atualmente cerca de 700 peças de artesãos do país. Prados foi recebido pelo diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta; pela gerente do CRAB, Ana Paula Moura, e pelo coordenador do CRAB, Marc Diaz.

“Gostei muito de ver de perto o acervo permanente do CRAB. Uma coleção muito variada e que reflete bem a grande criatividade do povo brasileiro. Penso que o CRAB tem uma missão fundamental de apoiar os artesãos de todo o país, para que eles possam continuar com sua criação, suas obras. E também para mostrar ao mundo toda esta riqueza e originalidade que o Brasil tem”.

O diplomata espanhol também percorreu a exposição Gente Peixe, a primeira mostra de artesanato indígena do CRAB e que está em cartaz de terça-feira a sábado, das 10h às 17h (visitas devem ser agendadas neste link). A exposição é uma homenagem à arte popular das tribos da região do Rio Negros, no noroeste da Amazônia brasileira.

Sobre o CRAB – O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), criado em março de 2016 no Rio de Janeiro, tem como missão promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil. Em suas galerias estão ou passaram importantes trabalhos de artesanato, revelando histórias, origens e territórios do país.

Abriga ainda uma coleção permanente de mais de 700 itens de todos os tipos, que representam a expressão da cultura popular e da criatividade brasileira. Entre as obras mais significativas estão algumas cerâmicas de Zezinha do Vale de Jequitinhonha (MG), de João Borges (Teresina-PI), João das Alagoas (Capela-AL), Maria Sil (Capela-AL) e as esculturas em madeira de Abelardo dos Santos (Ilha do Ferro-PI).O CRAB também dispõe de midiateca e espaços multiuso, como um auditório de 100 lugares e salas para oficinas e workshops. Os ambientes são destinados à capacitação, formação, especialização, pesquisa e experimentação.

Localizado na Praça Tiradentes, no Centro da cidade, lugar de memória urbana e importante distrito criativo do Rio de Janeiro, o espaço possui uma estrutura moderna e sofisticada que convive com o padrão construtivo do século XVIII. Esse complexo arquitetônico está regido pela legislação de proteção aos bens tombados pelo IPHAN, na esfera federal; pelo INEPAC, na estadual; e pelo IRPH, órgão municipal. Os três prédios também fazem parte do Corredor Cultural do Rio Antigo, criado para preservar áreas históricas.