ASN RJ
Compartilhe

CRAB expõe seu acervo com obras exclusivas de artesanato

Exposição terá três ambientes
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) abre novamente as portas do seu acervo, no próximo dia 15/04, para levar ao grande público peças artesanais feitas em diferentes estados e regiões do país, inclusive por algumas etnias indígenas. O projeto tem como objetivo apresentar ao público novas obras da coleção CRAB. Do acervo atual, cerca de 100 peças exclusivas vão estar na mostra.

Serão exibidas técnicas e manejos que traduzem o artesanato e a arte popular genuinamente brasileira. De acordo com os curadores da mostra, o museólogo Victor Cardoso e a analista Bruna Santos, da equipe CRAB, três temáticas estarão em foco. Na primeira sala, estará exposta uma coleção de cerâmicas. No segundo ambiente, peças de artesanato indígena. E, no terceiro ambiente, entalhes em madeira.

Segundo Victor e Bruna, em todos os ambientes será possível encontrar um espaço dedicado às “mãos que se renovam”. Ou seja, serão apresentadas as diferenças entre as técnicas adotadas pelos mestres artesãos e as que novos artistas empregam no seu trabalho.

Entre as principais obras exclusivas, o visitante verá peças dos mestres artesãos João das Alagoas (Capela – AL), Maria Sil (Capela – AL), Aberaldo Sandes (Ilha do Ferro – AL), Miguel dos Santos(Caruaru – PE), Mestre Fida (Garanhuns – PE), Nuca e Marcos de Nuca (Tracunhaem – PE), Marcos de Sertânia (Sertânia PE), Mario Teles (Divinópolis – MG), Alex Teles (Divinópolis – MG), João Alves (Taiobeiras – MG), Humberto de Araújos (MG), Mayawari Menhinako (Alto Xingu – MT), Etnia Kalapalo (Alto Xingu – MT) e Etnia Tikuna (Vilar do Alter do Chão – PA).

-

‘O coração do CRAB’

A primeira mostra de artesanato dedicada totalmente ao acervo do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) foi inaugurada em maio de 2022. “A mostra Acervo de Portas Abertas é um convite para conhecer o coração do CRAB, com um passeio pelo Brasil, guiado pelas mãos de quem pesquisa, conserva e preserva parte da memória do artesanato nacional”, explica Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio.

“O acervo do CRAB reflete intimamente o trabalho de grande sensibilidade dos nossos artesãos. Aqui, as peças artísticas são pesquisadas, catalogadas, restauradas e guardadas. Tratamos essas obras com profissionalismo, respeito e admiração”, explica Ana Paula da Fonte Moura, gerente do CRAB.

O acervo do CRAB foi criado ao longo dos anos, desde a inauguração do Centro de Referência em 2016. Possui obras e peças provenientes de aquisições, doações e restauros, formando uma rica coleção de arte popular e artesanato brasileiro. Atualmente, o CRAB abriga mais de 1.700 peças e adota um sistema de política de acervo que envolve desde pesquisas sobre obras, tipologias encontradas, ações de documentação museológica e de conservação preventiva, restauração e reorganização de todo o local de guarda das peças.

-

Sobre o CRAB

Inaugurado em 2016 em um prédio histórico da Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, o CRAB tem como missão promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil.

O CRAB também é um local de memória urbana e um importante distrito criativo do Rio. A região combina valor histórico, cultural, turístico, gastronômico e de entretenimento. Todo o espaço do CRAB possui uma estrutura moderna e sofisticada, que convive com o padrão construtivo do século XVIII. Esse cenário arquitetônico revitalizado valoriza e destaca o artesanato brasileiro, contribuindo para a afirmação cultural da Praça.

No CRAB, as áreas de convivência são projetadas para estimular relacionamentos e a troca de informações, como na Midiateca. O CRAB também dispõe de espaços multiuso, como um auditório de 100 lugares e salas para oficinas e workshops. Esses ambientes são destinados à capacitação, formação, pesquisa e experimentação.

O complexo arquitetônico do CRAB é um bem tombado pelo IPHAN, na esfera federal; pelo INEPAC, na estadual; e pelo IRPH, órgão municipal. Os três prédios fazem parte do Corredor Cultural do Rio Antigo, criado para preservar áreas históricas.

-

Serviço

Endereço: Praça Tiradentes 69/71, Centro do Rio de Janeiro

Funcionamento: terça-feira a sábado, das 10h às 17h

Ingresso: entrada franca

Website: https://crab.sebrae.com.br/

  • Artesanato
  • CRAB
  • etnias indígenas