ASN RJ
Compartilhe

CRAB mostra a reutilização de resíduos no artesanato na Semana de Museus

Entrada é franca
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) participa da Semana Nacional de Museus, de 16 a 20 de maio próximos, com uma programação diversificada e presencial, que oferecerá ao público mostra de arte, rodadas de conversas com especialistas e artesãos sobre reutilização de resíduos na obra de artesanato, sustentabilidade e oportunidades, e promoverá um laboratório de transformação de calças jeans em assessórios. Durante essa semana, estará em cartaz a mostra Voos – Olhares Naturalistas sobre a Liberdade na Pandemia, com trabalhos dos alunos da Escola de Belas Artes da UFRJ.

O CRAB contará ainda com a parceria do Sesc Rio, que promoverá nas salas de oficina e no terraço workshops sobre vasos autoirrigáveis e kokedama, dias 19 e 20 de maio, pela manhã e à tarde. O objetivo dessas atividades especiais no CRAB é contribuir para a temática da 21ª Semana Nacional de Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e que este ano tem como foco “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”. Nossa programação trará de artesãos renomados, como Mestre Getúlio Damado, ao artista recém-descoberto pelo mercado e já com obras em exposição, como é o caso do Papo CRAB de terça-feira (16/5) com Marcelo Conceição. Marcelo trabalha com materiais coletados nas ruas, onde morava até pouco tempo atrás.

Também vão participar dos encontros no CRAB especialistas como Monica Carvalho (especialista em trabalhos artesanais com o uso da flora brasileira), Julio Cesar Augusto da Silva (pesquisador do Instituto Nacional de Tecnologia e doutor em design), Allan Borges (artesão e fundador do Ateliê Bosswood), Carol Barreto (dona da Ecojoias), Gustavo Cunha (cientista ambiental e mestre em design), Laura Landau (designer e mestre em Ciências do Ambiente e em Biomimética) e Mirella Rodrigues (designer de moda).

Quem quiser participar do Papo CRAB com nossos convidados, da oficina de Upcycle com jeans e dos workshops do Sesc Rio podem se inscrever pelo link https://crab.sebrae.com.br/programacao/21-semana-nacional-de-museus/. As atividades são gratuitas.

Sobre o CRAB 

Inaugurado em 2016 em um prédio histórico da Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, o CRAB tem como missão promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil.

Desde sua inauguração, o CRAB realizou 26 grandes exposições e mostras; reestruturou seu acervo e sua política de conservação e catalogação de peças; desenvolveu, captou e disseminou conteúdos estratégicos do artesanato; estabeleceu o Programa de Visitas Guiadas e o Programa Educativo; além de ter participado de diversos eventos estratégicos que contribuíram para o seu posicionamento enquanto equipamento cultural que dissemina conhecimento e experiências inventivas.

Em suas galerias estão ou passaram importantes trabalhos de artesanato, revelando histórias, origens e territórios. Atualmente, abriga uma coleção de 1.700 itens, que representam a expressão da cultura popular e da criatividade brasileiras. Entre as obras mais significativas estão algumas cerâmicas de Zezinha do Vale de Jequitinhonha (MG), de João Borges (Teresina-PI), João das Alagoas (Capela-AL), Maria Sil (Capela-AL) e as esculturas em madeira de Abelardo dos Santos (Ilha do Ferro-PI). No CRAB, o artesanato é valorizado como objeto de arte e de desejo.

Programa Ocupações 

Atualmente, o CRAB está conectado com todo o país, para reposicionar e qualificar estrategicamente os produtos feitos à mão no Brasil e capacitar os agentes da sua cadeia produtiva. O primeiro passo para reforçar essa conexão, foi a criação do programa Ocupação. “O CRAB e o Sebrae Nacional convidaram as áreas de Artesanato dos Sebrae UFs a ocuparem nosso espaço com mostras temporárias todos os anos, apresentando o que há de mais significativo e relevante no artesanato do seu estado. A ideia é ‘vestir’ o CRAB com todas as riquezas existentes no Brasil”, explica Ana Paula Moura, gerente do CRAB.

Em setembro de 2021, a mostra de artesanato organizada pelo Sebrae Pará, chamada Círio de Cores e Sabores, inaugurou o projeto Ocupação do CRAB. Desde então, o CRAB já recebeu o melhor do artesanato dos estados do Piauí (Mostra Piauí), Rio Grande do Norte (Mostra Bordado de Caicó), Minas Gerais (Mostra Pelas águas do Jequitinhonha me deixei levar), Pernambuco (Mostra Pernambuco Encantado), Centro-Oeste (Mostra Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal), Amazonas (Tama Canoê) e Paraíba (Mostra Paraíba, um Estado Encantado). Após a visitação, o público pode comprar algumas peças artesanais, à venda na Loja CRAB.

Presente e passado em prédio histórico

O CRAB também é um local de memória urbana e um importante distrito criativo do Rio. A região combina valor histórico, cultural, turístico, gastronômico e de entretenimento. Todo o espaço do CRAB possui uma estrutura moderna e sofisticada, que convive com o padrão construtivo do século XVIII. Esse cenário arquitetônico revitalizado valoriza e destaca o artesanato brasileiro, contribuindo para a afirmação cultural da Praça.

No CRAB, as áreas de convivência são projetadas para estimular relacionamentos e a troca de informações, como na Midiateca. O CRAB também dispõe de espaços multiuso, como um auditório de 100 lugares e salas para oficinas e workshops. Esses ambientes são destinados à capacitação, formação, pesquisa e experimentação.

O complexo arquitetônico do CRAB é um bem tombado pelo IPHAN, na esfera federal; pelo INEPAC, na estadual; e pelo IRPH, órgão municipal. Os três prédios fazem parte do Corredor Cultural do Rio Antigo, criado para preservar áreas históricas.

Serviço 

Endereço: Praça Tiradentes 69/71, Centro do Rio de Janeiro

Funcionamento: terça-feira a sábado, das 10h às 17h

Ingresso: entrada franca

Website: https://crab.sebrae.com.br/ 

  • Artesanato
  • artesãos
  • CRAB