Com objetivo de apresentar um “novo Rio de Janeiro” ligado ao tema da inovação e turismo 4.0, amanhã (25), o Ministério do Turismo, o Governo do Estado, a Prefeitura do Rio e o Sebrae, apresentarão ao representante da Wakalua — primeiro hub global de turismo que fomenta a inovação através de acordos público-privados em mais de 150 países — Eduardo Lorea, a infraestrutura da cidade do Rio de Janeiro para a possibilidade de ser anfitriã do projeto do Hub de Turismo. O Wakalua é impulsionado pela Globalia, grupo líder em turismo na Espanha e na América Latina, em colaboração com a Organização Mundial de Turismo (OMT).
No Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), às 16h30, a delegação, que será recepcionada pelo Diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta, é formada pelo Secretário Executivo do MTUR, Daniel Nepomuceno; o Presidente da Invest.Rio, Rodrigo Stallone, e o seu Coordenador de Projetos, Guilherme Carames; a Presidente da Riotur, Daniela Maia, e seu Diretor de Marketing, Pedro Câmara; além de Paulo Renato, da área de Inovação do Sebrae Nacional; Margareth Carvalho, Coordenadora de Turismo do Sebrae Rio, Fábio Braga, Coordenador de Base Tecnológica do Sebrae Rio, e a analista Marília Sant’Anna. Na ocasião, o diretor Sergio Malta apresentará o espaço SebraeLab de estímulo à criatividade, à inovação, ao consumo de informações, à geração de novos conhecimentos, ao aprendizado contínuo e às múltiplas conexões nos negócios.
Hub de Turismo – O Hub de Turismo é um local onde se encontram startups, investidores, corporações, governos, instituições não governamentais e de ensino ligados ao setor. A Wakalua possui uma metodologia reconhecida internacionalmente, em que seus programas auxiliam a identificar e escalar startups e ecossistemas de inovação, desenvolvendo o segmento globalmente.
O projeto aporta no Brasil para levar os programas de inovação tanto para iniciativas públicas, quanto privadas. Ele parte do pressuposto que existe a necessidade de partir para a democratização e fomento da tecnologia que hoje já é desenvolvida pelos players nacionais.
