Um grupo de 33 empresários, membros de governo, diplomatas e acadêmicos das nove nações integrantes da Confederação de Países de Língua Portuguesa (CPLP) que participavam da Cimeira da CE-CPLP 2024, no Rio de Janeiro, visitaram sábado (dia 7/12) o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) na Praça Tiradentes. Eles participaram de uma palestra sobre a missão do CRAB e do Sebrae, conduzida pelo diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta, e visitaram a exposição em cartaz sobre a mestre artesã mineira Dona Izabel, famosa pelas bonecas-moringas do Vale do Jequitinhonha.
A presidente da CE-CPLP, empresária guineense Nelma Fernandes Loma, conduziu a comitiva na visita ao CRAB Sebrae. E agradeceu a recepção carinhosa: “Muito obrigada estamos aqui com muito gosto. E gostaria de aproveitar a ocasião para pedir um protocolo com o Sebrae para capacitação das pequenas empresas de nossa comunidade, principalmente dos países africanos, que estão num estágio diferente do Brasil e Portugal”, afirmou Nelma Fernandes. O diretor Sergio Malta convidou a empresária para uma visita ao Sebrae, para assinatura do protocolo de colaboração.
Convidada especial da CE-CPLP, Héléna Maria José, presidente da UEMOA (organização de oito países da África Ocidental, algumas ex-colônias francesas, criada para promover a integração econômica entre os países que compartilham o franco CFA como moeda comum), quis saber sobre o trabalho do Sebrae na formalização de empresas. “Ainda existe muita informalidade no Brasil. Há dez anos, o Sebrae foi motor, junto ao Executivo federal e ao Congresso Nacional, da criação do MEI (Microempreendedor Individual). De lá para cá, 12 milhões de brasileiros, donos de pequenos negócios, se formalizaram. Hoje, eles têm um regime fiscal de baixo custo e direitos trabalhistas, como Seguridade Social. Foi uma grande conquista”, explicou Sergio Malta.
O diretor do Sebrae Rio lembrou ainda de quando recepcionou no CRAB, em novembro do ano passado, o rei da maior etnia de Angola, Tchongolola Tchongonga-Ekuikui VI. Sergio Malta agradeceu a presença de todos; “Foi uma honra recebê-los”. E convidou a comitiva da CE-CPLP para visitar a exposição Dona Izabel: 100 anos da Mestra do Vale do Jequitinhonha, que celebra o centenário de nascimento da premiada ceramista mineira, conhecida como a Dama do Barro do Jequitinhonha.
Cimeira CE-CPLP 2024
A Cimeira de Negócios da CE-CPLP é um encontro anual que visa promover a colaboração, fomentar discussões e estabelecer parcerias que impulsionem o crescimento econômico sustentável e a cooperação entre as nações que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Este ano o tema foi “Agronegócios, Cultura e Turismo Sustentáveis – Oportunidades e Desafios”.
O evento promovido este ano pela CE-CPLP no Rio de Janeiro ocorreu de 5 a 9 de dezembro e reuniu vários líderes empresariais, governamentais e acadêmicos dos nove países-membros da instituição _ Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste _, com debates em torno de temas de negócios relevantes para a região.
Sobre o CRAB
Localizado na histórica Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, o CRAB é um espaço dedicado à promoção do artesanato brasileiro, oferecendo um ambiente que valoriza e dá visibilidade ao trabalho manual. Desde sua inauguração, o CRAB se consolidou como um centro de referência, promovendo exposições que celebram a riqueza cultural e criativa do país. Ao conectar visitantes com a diversidade artesanal brasileira, o CRAB reafirma seu compromisso com a preservação e valorização das tradições culturais do Brasil.