ASN RJ
Compartilhe

Dezoito mil empresas voltadas para o mercado Pet foram abertas em 2022

Sebrae Rio lança segundo projeto voltado para o segmento
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

Os animais de estimação sempre fizeram parte das famílias brasileiras. Levantamento do Sebrae aponta que o ramo de lojas de animais e pet shops foi um dos mais buscados como Ideia de Negócios, em 2022. Segundo estudo do Sebrae, a primeira metade de 2022 contabilizou mais de 18 mil empresas abertas nas atividades voltadas ao comércio varejista de animais vivos, artigos e alimentos para animais de estimação, higiene, alojamento, embelezamento e varejo de medicamentos veterinários. Uma das respostas para esse sucesso é que o Brasil é o 3º do ranking mundial na população total de animais de estimação, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

O Rio de Janeiro conta com 19,3 mil pequenos negócios voltados para esse nicho, distribuídos no comércio (60,71%), serviços (38,98%) e indústria (0,31%). Para atender essa demanda crescente, o Sebrae Rio lança a segunda edição “Sebrae Pet”. Cinquenta empreendedores da Região Metropolitana (cidade do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense e Leste Fluminense) trabalharão dentro de uma trilha que envolve capacitações, consultorias, palestras e ações de mercado para reposicionarem a sua marca, potencializar vendas e orientados a construir novas estratégias de crescimento. As inscrições estão abertas pelo link (https://bit.ly/sebrae_mercado_pet) e poderão ser feitas até o dia 10 de abril.

“A minha empresa participou da edição anterior. Ficamos muito felizes com o retorno que tivemos. Nossas vendas aumentaram mais de 100%. Aprendemos sobre marketing digital, finanças, custos dos produtos e planejamento de produção”, conta Fabiana Borsato, empreendedora de marmitas Pet.

Durante oito meses, o projeto vai contribuir para otimização de recursos, redução de custos, melhorias na gestão empresarial, aumento de faturamento e na implementação de um novo ou adaptado processo, produto ou serviço. O Sebrae Rio subsidiará 90% do curso, sendo que o empreendedor ficará responsável pelo pagamento de R$ 600, parcelado em até 12x sem juros no cartão de crédito.

“A participação do setor representa 0,36% do PIB brasileiro e coloca o país no patamar de segundo maior mercado pet do planeta, suplantado apenas pelos Estados Unidos. O Brasil é o 3º lugar no ranking mundial com maior população total de animais de estimação. O empreendedor participará de capacitações, consultorias e ações de mercado, contribuindo para que tenha um maior controle do seu negócio e esteja atento às transformações do segmento”, explica Poliana Valente, analista de Comércio e Serviços Sebrae Rio.

  • animais de estimação
  • capacitação
  • mercado Pet
  • Sebrae Pet